Geral

Polêmica no Catar: arco-íris da bandeira do Pernambuco é confundida com símbolo LGBTQIA+

Brasileiros que acompanham os jogos da copa no país do oriente médio foram abordados por policiais já que, no Catar, relações homoafetivas são proibidas

Foto: Reprodução/ Twitter

Um brasileiro que acompanha os jogos da copa no Catar denunciou uma abordagem policial que sofreu no país. O jornalista Victor Pereira publicou um vídeo nas redes sociais em que faz um desabafo sobre o ocorrido. Segundo ele, o arco-íris da bandeira do Pernambuco foi confundida como um símbolo LGBTQIA+.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

De acordo com o rapaz, o celular dele foi tomado pelo policial do Catar após começar a filmar a abordagem. Victor precisou apagar o vídeo para conseguir recuperar o celular.

Fomos abordados por conta da bandeira de Pernambuco, que tem um arco-íris e acharam que era a bandeira LGBT. Tomaram o meu celular e só me devolveram quando deletei o vídeo que tinha“, contou.

LEIA TAMBÉM: Argentina leva virada da Arabia Saudita e estreia com derrota na Copa do Mundo

Outras pessoas que presenciaram o ocorrido conseguiram gravar parte da abordagem. Segundo o relato do brasileiro, os policiais do Catar chegaram a pisar na bandeira pernambucana.

Chegaram a pegar a bandeira de Pernambuco, jogaram no chão e pisaram. Quando algumas pessoas intervieram e amenizaram a situação“, disse.

O que significa o arco-íris na bandeira do Pernambuco?

Foto: Reprodução

A bandeira do estado do Nordeste brasileiro é cheia de simbolismos. O arco-íris, que agora foi alvo de polêmica no Catar, não tem relação com a bandeira LGBTQIA+.

LEIA TAMBÉM: Sem Benzema, Copa não terá pela primeira vez o ‘melhor do mundo’

Na bandeira do Pernambuco, o arco-íris  representa a união e a diversidade das pessoas que se juntou em torno da força e da justiça, representadas pelo sol. Já a cruz vermelha faz referência a força da fé e da religião. O fundo branco representa a paz e o azul é o céu do estado.

Diferentemente da bandeira LGBTQIA+, que é composta por sete cores, a bandeira do Pernambuco tem apenas três cores.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.