Uma nova polêmica circula pelas redes sociais e, desta vez, o assunto é o terço gigante do Convento da Penha, em Vila Velha. O problema é que outro terço, que lembra a decoração utilizada durante a Festa da Penha no Espírito Santo, foi erguido no Santuário de Fátima, em Portugal. Com isso, surge a questão: é cópia ou inspiração?
Para a artista plástica Joana Vasconcelos, autora da obra portuguesa, um não tem nada a ver com o outro. Ao site Observador, ela alegou que desconhecia o terço capixaba.
Joana ainda explicou que não há hipótese de se falar em cópia. “Eu, por exemplo, já fiz uma obra que é um sapato, mas já vários outros artistas representaram o sapato. Ou, por exemplo, um carro, que é uma figura já interpretada por vários artistas. Neste caso, é um terço e há vários artistas a representar terços”, disse a artista, que também citou o terço feito com balões confeccionado no Egito, durante a visita do Papa Francisco.
Para a artista, o terço criado por ela é único, por ter uma “interação no espaço”. “Ilumina à noite, com uma luz fluorescente, que é típica das estátuas da Nossa Senhora em Portugal. À noite faz um efeito que só existe em Fátima”, explica.
O terço português foi inaugurado na última terça-feira (02), na entrada da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, em Portugal. A obra foi encomendada pelo templo por ocasião das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.
A peça é feita com contas brancas, tem 26 metros e vai ser iluminada pela primeira vez na noite do dia 12 de maio, véspera do dia da Santa, quando o papa Francisco entrar no Santuário para rezar o terço junto aos peregrinos.
O terço do Convento
Velho conhecido dos capixabas e devotos de Nossa Senhora da Penha, a tradição do terço no Convento começou em 1998, por ocasião da Festa da Penha, quando um médico decidiu erguer o objeto suspenso às duas palmeiras do local. A cada ano, o objeto tem uma nova versão.
Em 2017, o terço capixaba foi confeccionado com bolas de esferovite recicladas, flores de papel, seis mil pérolas e arames, num total de mais de 12 mil peças. O tema abordado no terço deste ano, foram os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
As informações são do site Observador.