O líder norte-coreano, Kim Jong-un, anunciou nesta sexta-feira, 20, a suspensão de todos os testes nucleares e de mísseis do país e disse que um local de testes nucleares no norte do país será fechado, de acordo com a agência sul-coreana Yonhap, que cita como fonte a agência estatal da Coreia do Norte. Nos últimos dias, o país tem tomado uma série de medidas para demonstrar que está disposta a se desarmar e promover o encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump.
“A partir de 21 de abril, a Coreia do Norte irá parar seus testes nucleares e o lançamento de mísseis balísticos intercontinentais”, anunciou a Agência de Notícias Central Coreana neste sábado (21, horário local).
“O Norte irá fechar sua base de testes nucleares no norte do país para provar sua decisão de suspender os testes nucleares”, acrescentou o comunicado da KCNA.
Ainda segundo a agência norte-coreana, a decisão foi tomada durante uma reunião em plenário do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.
O anúncio acontece semanas antes do provável encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proposto por Kim. A reunião ainda não tem data e local definido, mas Trump disse esta semana, ao receber o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que avalia cinco opções para sediar o evento.