A organização da Festa da Penha fará nesta segunda-feira (16) uma reunião de emergência a fim de reavaliar o cenário e definir quais as medidas contra o coronavírus que poderão ser tomadas ou intensificadas de agora em diante para o evento, cuja expectativa inicial era atrair um milhão de fiéis. O encontro também vai discutir os eventuais impactos e riscos após a confirmação nesta sábado (14) do primeiro caso de transmissão local em território capixaba.
Uma fonte ouvida pela reportagem do Folha Vitória informou que esta deve ser a primeira das várias reuniões que devem ser realizadas ao longo das próximas semanas. Portanto, ponderou, decisões mais contundentes podem não anunciadas já nesta segunda-feira, mas nos dias seguintes. Tudo dependerá do comportamento da propagação da doença no Espírito Santo, que já registra quatro casos e espera um pico de alastramento da pandemia em território capixaba para abril, justamente na época do Oitavário, marcado para ocorrer entre os dias 12 e 20 do próximo mês .
“As reuniões já vinham sendo mais frequentes nesta reta final, mas agora vão se intensificar ainda mais. Talvez mais de uma por dia”, disse a fonte, acrescentando que a organização não usa a palavra cancelamento, pois a festa pode acontecer em outro formato, substituindo a participação do público em alguns atos de presencial para virtual.
Vale lembrar que a festa, promovida em Vila Velha e que tem como um dos pontos altos a movimentada Romaria dos Homens, atrai, entre outros públicos, um grande número de idosos, justamente a população mais vulnerável, com o maior índice de mortes decorrentes da covid-19.
Leia também
>>> Vaticano: missas da Semana Santa não terão presença de fiéis
Homenagens virtuais
Na última sexta-feira, a organização da Festa da Penha emitiu um comunicado destacando que pensa em alternativas para evitar o contágio e a disseminação do vírus entre os fiéis, voluntários e profissionais. Segundo a nota, a saúde de todos é mais importante do que tudo. “Nada nos é mais caro do que a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nessa manifestação de amor”, afirmou a organização.
Uma das alternativas será a realização de homenagens virtuais. “Nossas equipes já estão empenhadas no desejo de oferecer o que há de mais moderno e acessível aos devotos de Nossa Senhora da Penha para que estes tenham a oportunidade de realizar suas orações, agradecimentos e intenções”, defende a nota.