O Espírito Santo tem 209 casos confirmados do Novo Coronavírus, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde (Sesa) até esta segunda-feira (06). Deste total, 38 pacientes já estão curados, 122 seguem em isolamento residencial e 43 estão internados, sendo 25 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Até agora, seis mortes foram registradas no estado em decorrência da doença.
De acordo com a Sesa, o Estado já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação.
Neste último boletim, a Sesa informou ainda que uma das mortes registradas no estado era de uma idosa, residente em uma casa de repouso, localizada em Vitória. Após o óbito, imediatamente iniciou a investigação da causa. Com a confirmação do óbito por covid-19, as Vigilâncias Epidemiológicas Estadual e do município de Vitória iniciaram a investigação em outros idosos e funcionários da instituição. Amostras foram coletadas e, em menos de 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) liberou o resultado que confirmava a infecção de 22 pessoas, sendo 18 idosos e quatro funcionários.
No domingo (05), foi instituída uma unidade de resposta rápida entre a Sesa, a Vigilância Municipal de Vitória e um conjunto de especialistas, para definir ações, monitorar e avaliar os casos. Três médicos indicados pela Sesa visitaram a instituição e na avaliação clínica, um dos idosos foi encaminhado para atendimento médico em hospital particular, já que a maioria dos idosos residentes possui plano de saúde.
Municípios
O município de Presidente Kennedy registrou o primeiro caso suspeito da doença. Com isso, apenas seis cidades capixabas ainda não tiveram contato com a covid-19, seja por meio de contaminados ou casos suspeitos: Alto Rio Novo, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Irupi, Iúna e São Domingos do Norte.
Veja a situação em cada um dos municípios do Espírito Santo: