Geral

Coronavírus: ES recebe 26 mil testes comprados de empresa do Paraná

Segundo o governador Renato Casagrande, o material chegou nesta segunda-feira e faz parte da remessa de 30 mil unidades adquiridas junto a essa empresa

Foto: Divulgação

Cerca de 26 mil testes para detecção do novo coronavírus chegaram ao Espírito Santo nesta segunda-feira (27) e já estão disponíveis no Laboratório Central do Estado (Lacen). O material faz parte da remessa de 30 mil testes adquiridos pelo Governo do Estado de uma empresa do Paraná.

A informação foi divulgada no início da noite desta segunda-feira, pelo governador Renato Casagrande, em um pronunciamento feito pelas redes sociais. Segundo o governador, os 4 mil testes restantes dessa remessa deverão chegar ao Espírito Santo nos próximos dias.

Sobre outra remessa de testes adquiridos pelo Governo do Estado, de 50 mil unidades que virão da China, Casagrande informou que a empresa fornecedora do material ainda não conseguiu embarcar a mercadoria.

“A empresa que está trazendo [os testes] para nós está tendo dificuldades, pela quantidade de produtos e pelas restrições ao comércio internacional. Mas [os testes] estão comprados e chegarão”, garantiu.

A previsão inicial era de que esses 50 mil testes vindos da China chegassem ao Espírito Santo há cerca de duas semanas, mas a carga foi desviada e um novo pedido precisou ser feito pelo Governo do Estado, o que atrasou a logística.

Casagrande, no entanto, afirmou que hoje o Estado tem uma quantidade de testes que dá conta da atual demanda. “Nós já tínhamos conquistado de uma empresa 15 mil testes, o Ministério da Saúde também fornece semanalmente alguns testes. Então nós hoje temos testes para que a gente trabalhe por um bom tempo e que a gente dê suporte às demandas”.

O governador também afirmou que o Espírito Santo é hoje um dos estados que mais realiza testes para constatação da covid-19. “Estamos fazendo um número significativo de testes. São 400, 500, 600 por dia. Isso coloca o Espírito Santo como um Estado que testa muito acima da média nacional. Na semana passada, a média nacional era de 1,2 mil testes por milhão de habitantes. O nosso aqui girava em torno de 2,2 mil testes por milhão de habitantes”, ressaltou.

>> Com capacidade para testar 400 casos suspeitos de coronavírus por dia, ES testa apenas a metade

>> ‘Tudo o que chega está sendo feito’, diz Casagrande sobre testes de coronavírus no ES

“Testar muito é importante para que a gente possa, de fato, dar vazão ao trabalho hospitalar, para que ninguém ocupe um leito de covid com outra síndrome respiratória. Os dados são importantes para irmos balizando as nossas previsões, tanto de internação hospitalar como de projeção de casos no Estado do Espírito Santo”, completou Casagrande.

Inquérito sorológico

O governador lembrou ainda que, a partir de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dará início aos testes rápidos, que serão realizados para o Inquérito Sorológico da covid-19 no Espírito Santo. O estudo vai ajudar o governo estadual a identificar o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo coronavírus. “Vai ser uma fotografia mais pormenorizada da presença do vírus no Estado do Espírito Santo”, frisou Casagrande.

Segundo a Sesa, o inquérito será realizado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma delas. Para cada etapa serão testadas cerca de 8 mil amostras, totalizando aproximadamente 32 mil testes em 27 municípios selecionados.