Apesar do decreto do Governo do Estado obrigar o uso de máscaras nas ruas da Grande Vitória, a medida ainda é desrespeitada por grande parte da população, inclusive por quem faz parte do grupo de risco, como os idosos.
Outra recomendação das autoridades da Saúde para impedir a disseminação do novo coronavírus, é evitar as aglomerações. Entretanto, é possível ver muitas pessoas em filas de bancos e supermercados.
Com a liberação do auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal, pessoas são flagradas nas filas das agências sem máscaras e ignorando o distanciamento social. Nesta quarta-feira (22), a equipe da TV Vitória/Record TV flagrou este cenário em diversos pontos da cidade.
Para evitar essas aglomerações, a Prefeitura de Vitória, por meio da Guarda Municipal, irá reforçar o trabalho de conscientização da população nos próximos dias. Carros da Guarda circularam pelas ruas da capital com avisos sonoros para alertar a população.
As orientações de prevenção contra covid 19 já estão sendo repassadas nos carros da Guarda Municipal desde o início da pandemia, mas segundo o Secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, com o aumento de pessoas nas ruas, os trabalhos de conscientização precisaram ser reforçados, principalmente onde há constantes flagras de aglomerações.
“Vitória é a segunda cidade do Estado com maior número de vítimas fatais por causa da doença. Alguns pontos, como a Orla de Camburi, que têm maior registro de aglomerações, precisam ter o trabalho de assistência reforçado”, explica Calheira.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.