Em tempos de pandemia do coronavírus, a recomendação dada pelas autoridades de saúde pública, é que a população fique em casa, e evitem qualquer tipo de atividades coletivas ou até mesmo de contato físico que causem alguma aglomeração.
Como ainda existem pessoas que não se enquadraram nas regras, a Guarda Municipal de Vila Velha, tem atuado na orientação e, às vezes, até na interrupção imediata da atividade para prevenir a disseminação da doença.
Equipes de fiscalização de Posturas com apoio da Guarda Municipal notificaram um proprietário de um estabelecimento, em Itapuã, que alugava os espaços para a realização de jogos de futebol society. Na ocasião, a atividade que estava sendo realizada, foi imediatamente suspensa e todos compreenderam a razão da restrição.
Em um mês, foram registrados mais de 1.500 reclamações de aglomerações em vários pontos da cidade, incluindo atividades esportivas.
Foram dezenas de solicitações de moradores da região, com queixas sobre a realização de atividades esportivas coletivas, seja em espaços públicos, em praias, praças ou em locais privados.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior, ressalta que para todos os casos, a recomendação é a mesma: “Nós apelamos para que as pessoas tenham bom senso e evitem aglomerações em função da pratica esportiva coletiva ou de contato em qualquer espaço para que a saúde de todos seja preservada”, alerta o secretário.
De acordo com a subsecretária da Guarda Municipal, Elisangela Fraga de Oliveira, quando o órgão recebe alguma denúncia da realização de atividades esportivas, logo é verificado, assim como também eles atendem aos chamados para dispersar aglomerações em bares, praças e outros locais.