As prefeituras de Linhares, no Norte do Espírito Santo, e de Venda Nova do Imigrante, na região serrana, informaram na tarde desta sexta-feira (13) que registraram os primeiros casos suspeitos de coronavírus nas cidades. Linhares notificou dois casos e Venda Nova, um. Em todo o Estado, são 39 registros de suspeita.
Segundo o comunicado de Linhares, as duas pessoas foram atendidas no Hospital Geral de Linhares (HGL), onde médicos colheram amostras de sangue. O material foi encaminhado para análise ao Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), na Grande Vitória. O resultado deve ser divulgado neste fim de semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que investiga o caso.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os pacientes considerados suspeitos apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, e que não estão internados no HGL. Os dois estão em isolamento em casa. Parentes foram orientados a usar máscaras, fazer a higiene das mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar o contato do paciente com outras pessoas.
“Estamos descartando casos suspeitos e seguimos com o monitoramento, com organismos internacionais e nacionais de saúde. As equipes seguem atentas para realizar respostas rápidas e efetivas quando necessário”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares e membro do Comitê de Enfrentamento da doença no município, Jacklene Ramos.
Em Venda Nova, a prefeitura informou que o resultado confirmando ou descartando o caso suspeito sairá neste fim de semana. A administração disse ainda que a paciente voltou de uma viagem do exterior e está sendo monitorada. “A paciente recebe atendimento conforme os protocolos no Ministério da Saúde”.
Novo boletim do ES
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), divulgou no início desta noite de sexta (3) um novo boletim sobre a doença. Há 39 casos suspeitos de covid-19. Dos 89 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado até o momento, 48 foram descartados e dois foram confirmados.
“Todos os casos suspeitos possuem vínculo de viagem ao exterior conforme preconiza Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Covid-19.”