Geral

Coronavírus: Prefeitura de Linhares suspende aulas, atividades e cancela eventos

A decisão foi tomada pelo prefeito da cidade, Guerino Zanon, na noite desse domingo

Foto: Divulgação/PML
Eventos públicos foram cancelados pela prefeitura.

A Prefeitura de Linhares decidiu suspender aulas, atividades com idosos, feiras livres e eventos com aglomeração. A adoção das medidas foi fechada após o município registrar o primeiro caso positivo para o coronavírus.

A decisão foi tomada pelo prefeito da cidade, Guerino Zanon, na noite desse domingo (15). Durante a tarde, o chefe do executivo municipal esteve em reunião com secretários e corpo técnico do município.

Pelo período de uma semana, as aulas na rede municipal de ensino e na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) estão suspensas. As atividades com idosos nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e qualquer projeto que envolva idoso, público mais vulnerável ao coronavírus, também foram adiadas pela prefeitura.

Foto: Prefeitura de Linhares
Prefeito se reuniu com secretários e corpo técnico do município.

Além disso, as feiras livres do bairros Novo Horizonte e Araçá precisaram ser suspensas. O Festival de Botecos, previsto para o fim deste mês, e todo esportivos foram cancelados.

Segundo a prefeitura, Linhares tem uma confirmação de coronavírus e outros dez casos suspeitos da doença.“A situação, que era iminente, deve ser tratada com responsabilidade e serenidade pela sociedade e pelo poder público”, conscientiza Guerino Zanon.

Sobre a contenção da doença, a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, disse que o município trabalha em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, para monitorar todos os casos suspeitos e confirmados, incluindo as pessoas que tiveram contato com os pacientes.

“Todos os contatos serão monitorados por 14 dias, que é o período máximo de incubação”, informou. “Todo esse trabalho de monitoramento, assistência e comunicação faz parte do plano de contingência para que a gente tenha o menor número de casos graves e de óbitos possível”, explicou a diretora. 

Ações

O Hospital Geral de Linhares será a porta de entrada para possíveis casos graves suspeitos do novo coronavírus. As cirurgias eletivas no hospital poderão ser suspensas, e leitos serem utilizados para receber possíveis casos da doença.

As unidades de saúde do município, segundo a prefeitura, estão preparadas para atender pacientes nos casos suspeitos de coronavírus. Já nos próximos dias, duas unidades de saúde do município, a do bairro Planalto e a Dr. Joel Coelho, no Interlagos, vão funcionar em horário estendido, das 7h às 22h. Se necessário, os pacientes serão encaminhados ao HGL.