Geral

Coronavírus: Prefeitura suspende visitação ao Morro da Pescaria e restringe participação em feiras livres de Guarapari

As medidas têm por objetivo evitar a disseminação da doença

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Hoje (20), a Prefeitura de Guarapari publicou, no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo (DOM/ES) o Decreto Nº. 204/2020, que estabelece medidas para o enfrentamento da emergência em saúde pública ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Algumas das definições são a suspensão de visitação ao Parque Natural Municipal Morro da Pescaria e a restrição da participação de produtores rurais nas feiras livres.

Conforme o Decreto, fica suspensa a visitação pública ao Parque Natural Municipal Morro da Pescaria pelos próximos 30 dias. Além disso, apenas produtores de Guarapari poderão participação nas feiras livres que ocorrem na Av. Pedro Ramos, Parque Areia Preta, às quartas-feiras e sábados; e na Av. Marcílio Dias, Prainha de Muquiçaba, às quintas-feiras e domingo. Essa medidas é válida por 30 dias, a contar partir da próxima segunda-feira (23).

Outras medidas

De acordo com o Decreto Nº. 204/2020, a recomendação aos síndicos ou administradores de condomínio é que informem à Secretaria Municipal de Saúde a chegada e/ou permanência de pessoas nos respectivos prédios, advindas de outros países ou de municípios com incidência de COVID-19. Outra medida de prevenção à propagação do vírus é a proibição de comércio ambulante nas orlas das praias do Município de Guarapari.

O Decreto determina ainda que as Instituições de Ensino Superior, localizadas no município, deverão disponibilizar, dentro do prazo de 03 (três) dias a contar da data de publicação deste Decreto, a relação dos alunos matriculados a partir do 9º (nono) período do curso de enfermagem. Estes poderão ser convidados a participar de ações da Secretaria Municipal de Saúde relacionadas à prevenção e combate à proliferação ao COVID-19, tais como o auxílio aos enfermeiros municipais na Campanha de Vacinação de H1N1, que ocorrerá a partir do dia 23 de março a 09 de maio de 2020.

Por fim, os pontos de outdoors localizados no município deverão ficar à disposição da Administração Municipal, para exibição de campanhas publicitárias informativas de prevenção e combate ao novo coronavírus (COVID-19).