Mesmo com a divulgação, no sábado (28), do primeiro caso confirmado do Novo Coronavírus em Guarapari e o decreto de isolamento social na cidade, registros mostram banhistas na Praia de Setiba nesse domingo (29).
Uma moradora de Guarapari, que terá a identidade preservada, precisou sair de carro e estranhou a movimentação na cidade. “Vi muita gente circulando na cidade. Muitas famílias nas praias e muitos idosos nas ruas. Fiz os registros na Praia de Setiba, mas em outras praias também vi bastante gente”, pontuou.
Segundo a moradora, era como se não existisse o isolamento social, as pessoas estavam agindo normalmente: fazendo churrasco na praia, tomando banho, tirando foto. “Também reparei as placas dos carros, muitas de fora do Estado e outras de cidades vizinhas”.
Ela ainda relatou que viu bares e algumas pousadas abertas, além de um camping em Setiba cheio de trailers. “Achei um absurdo”.
Isolamento Social
A Prefeitura de Guarapari publicou diversas medidas preventivas a fim de conter o avanço do coronavírus na cidade. Entre elas, o isolamento social. Onde todos devem permanecer em casa e sair o mínimo possível, apenas para as necessidades urgentes.
O órgão está realizando campanhas de combate ao Covid-19 nos veículos de comunicação e nas páginas oficiais da prefeitura. Além disso, o município informou que conta com a conscientização da população, pois o momento é de atenção.
Transmissão
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Atualização
De acordo com o boletim epidemiológico publicado hoje (30), 10h55, pela Prefeitura de Guarapari,o município tem 22 casos notificados: um confirmado; 16 descartados (negativos para coronavírus) e cinco em investigação.