Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Espírito Santo, o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE), Luiz Carlos Reblin, garantiu, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (5), que não há transmissão local da doença no Espírito Santo.
A transmissão local acontece quando alguém contrai o vírus de outra pessoa na mesma cidade ou estado em que o paciente infectado está.
Esse não é o caso monitorado no Espírito Santo, já que a paciente que está com a doença contraiu o vírus durante viagem à Itália.
Caso confirmado no ES
A primeira paciente do Espírito Santo com caso confirmado de coronavírus é uma mulher de 37 anos, moradora da Grande Vitória. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). A paciente está com a doença há 12 dias.
Segundo o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) Luiz Carlos Reblin, o quadro clínico da paciente não é grave. Ela está em casa e usando medicamentos de linha geral para uma gripe e viroses.
O município onde a paciente mora não foi informado para preservar a identidade dela.
Leia também:
‘Não tem que ter pânico’, diz Casagrande sobre confirmação de caso de coronavírus no ES
Primeiro caso no ES: mulher com coronavírus mora na Grande Vitória e está isolada em casa