A expectativa de grande público e a vinda de fãs de outros estados para o show de Paul McCartney foi o motivador do curso realizado pelo Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira (1ª) e segue até quinta-feira (02), a servidores estaduais e federais e a equipes que administram os trechos capixabas da BR 101.
O foco do curso é planejar e coordenar ações integradas para atuar em cenários de grandes desastres. A ação visa, em especial, integrar atividades de trabalho para atuar no show do cantor Paul McCartney, previsto para acontecer no Espírito Santo em novembro.
O coordenador do curso, major Carlos Wagner Borges, informa que em eventos dessa magnitude é preciso estar preparado para situações de crise.
“Esse evento irá atrair um público muito grande e por isso a necessidade de um trabalho integrado para atuar em situações de crise. Estaremos em período de fortes chuvas. Além disso, a movimentação no aeroporto da capital será grande e podemos ter incidência de acidentes de trânsito. Por isso, o curso tem o propósito de integrar forças para atuar com preparo e minimizar os efeitos de possíveis desastres”, enfatiza o major.
O treinamento “Sistema de Comando de Operações” trata de conceitos de crise e desastres, planejamento de operações e como agir em situações críticas, tais como em acidentes com aeronaves, atuação em períodos de fortes chuvas, desastres ambientais e socorro para acidentes automobilísticos, entre outros.
Participam do curso policiais rodoviários federais, servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e profissionais da ECO 101. Ao todo, 30 pessoas participam do treinamento que também terá um simulado de acidente automobilístico previsto para o mês de novembro.