A mobilização para fiscalizar o comércio da Grande Vitória continuam. Em Cariacica, o Corpo de Bombeiros, Policiais Militares e agentes de saúde estão atuando para monitorar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e orientar a população para a prevenção da covid 19.
O objetivo da fiscalização é orientar comerciantes sobre o decreto do Governo do Estado, que estabelece abertura de lojas, algumas em dia pares outras em ímpares. A medida foi adotada para possibilitar o funcionamento dos comércios sem aglomerações de pessoas.
Desde a última semana, os agentes já passaram por, pelo menos oito bairros de Cariacica. De acordo com o Sargento Evangelista, do Corpo de Bombeiros, a prioridade são os bairros com maior número de pessoas infectadas com o novo coronavírus.
“A gente aborda o comerciante, explicamos os dias que ele está autorizado a funcionar e os procedimentos que deve tomar, como o uso da máscara e a disponibilidade do álcool em gel. Infelizmente, a gente ainda encontra algumas lojas funcionando irregularmente. Em alguns casos, a vigilância sanitária atua na aplicação de penalidades”, explica.
De acordo com a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde, realizada na tarde desta segunda-feira (18), Cariacica é o quarto município em número de casos no Espirito Santo, com 968 registros confirmados. Os bairros com maior número de pessoas diagnosticas com a doença são Campo Grande, com 79 casos, Porto de Santana, com 40, e Alto Lage, com 38. Ao todo, 38 pessoas morreram pela doença na cidade.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.