Pelo segundo ano consecutivo, a festa religiosa de Corpus Christi, realizada nesta quinta-feira (03), será comemorada sem a tradicional confecção de tapetes coloridos pelas ruas. Os enfeites, que marcam o dia em que os católicos homenageiam a presença de Cristo na Eucaristia, foram suspensos por recomendação da Arquidiocese de Vitória, para não causar aglomeração, devido à pandemia do coronavírus.
Outro conselho é que as paróquias celebrem as missas com número reduzido de fiéis, dando ênfase para as transmissões das cerimônias nas redes sociais. Na procissão com o Santíssimo Sacramento, outro ponto marcante do feriado religioso, deve ser adaptada para que seja feita sem público.
“Os fiéis poderão acompanhar a procissão de suas casas e serem incentivados a ornamentar as fachadas de suas residências com flores, toalhas e velas”, informou o comunicado.
A entidade religiosa também incentiva que as paróquias utilizem um dos carros na procissão para recolher alimentos não perecíveis ou produtos de higiene e limpeza para que sejam doados para famílias carentes atendidas pelas igrejas.
Castelo sem enfeites
A cidade de Castelo, destino visado neste feriado por conta da grandiosidade da confecção de tapetes para Corpus Christi, também não enfeitará as ruas. O costume, que teve início na década de 60, costuma levar mais de 80 mil visitantes para o município, segundo a prefeitura.
Porém, este ano, por conta da pandemia, a decoração estará suspensa e a missa da paróquia Nossa Senhora da Penha será transmitida às 16 horas pelas redes sociais. Haverá procissão em seguida.
Confira outras programações pelo ES:
Convento da Penha (Vila Velha)
Na quinta-feira (03), o Convento da Penha, em Vila Velha, celebrará a Solenidade de Corpus Christi, com missas presenciais e também uma celebração transmitida pelas redes sociais. O portão vai abrir às 6 horas com acesso liberado somente para os primeiros 40 automóveis. A primeira missa começa às 7 horas.
À tarde, às 15 horas, haverá a Santa Missa com Bênção do Santíssimo , também realizada no Campinho, encerrando a Solenidade de Corpus Christi. O portão será fechado às 16 horas. As visitas poderão ser feitas das 6 horas às 16 horas, sem acessar ao interior da Capela.
Catedral Metropolitana de Vitória
Na festa na Catedral Metropolitana, em Vitória, a solenidade será nesta quinta-feira (03), com missa às 9h e às 17h, com missas presenciais, mas respeitando o limite de pessoas e com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
A partir das 18h, procissão pelas ruas do Centro de Vitória, com um carro recolhendo doações de alimentos e produtos de limpeza e higiene ao longo do trajeto.
.
Santuário Bom Pastor (Cariacica)
A comunidade católica em Campo Grande, Cariacica, celebra Corpus Christi em duas missas: às 8h (com transmissão pelas redes sociais) e às 19h30. A igreja também estará aberta para adoração ao Santíssimo Sacramento das 10h às 18h.
Paróquia Santa Clara de Assis (Viana)
A Paróquia Santa Clara de Assis, em Viana, realizará uma missa às 14h30, para celebrar o dia de Corpus Christi com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Após a missa, a procissão seguirá pelas ruas da comunidade. Além disso, a igreja será um ponto de arrecadação para aqueles que querem doar alimentos.
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Velha)
A missa de Corpus Christi será celebrada pelo padre Anderson Gomes nesta quinta-feira a partir das 8h30 com transmissão pelas redes sociais da paróquia. Em seguida, haverá procissão pelas ruas da Praia da Costa, em Vila Velha.
Paróquia de São Pedro (Vitória)
Para celebrar o dia, a paróquia da Praia do Suá, em Vitória, irá realizar uma missão um momento de adoração às 06h30, e no horário das 19h30 irá acontecer a missa em celebração ao dia de Corpus Christi. Os eventos serão de modo presencial respeitando o limite de pessoas dentro da igreja. Logo após a missa, será realizada procissão pelas ruas onde serão arrecadados alimentos não perecíveis.
Paróquia São Francisco de Assis (Serra)
A paróquia no bairro de Laranjeiras, na Serra, irá celebrar missa de Corpus Christi, nesta quinta-feira (03) com presença limitada de fiéis, em sua matriz, às 8h e ao meio-dia. Haverá missas nas outras comunidades. A procissão será feita em formato de carreata a partir das 16h.