Geral

Corpus Christi na Serra: mais de 40 mil fiéis devem visitar 2º maior tapete do ES

Nesta quinta-feira (8), em Barcelona, também haverá uma missa às 18h, show com o cantor católico Thiago Brado e barraquinhas de comidas

Foto: Divulgação

Mais de 40 mil pessoas são esperadas nesta quinta-feira (8) para apreciar o segundo maior tapete de Corpus Christi do Espírito Santo, localizado no bairro Barcelona, na Serra. No mesmo dia também haverá uma missa às 18h, show com o cantor católico Thiago Brado e barraquinhas de comidas. 

Com mais de 1,3 km de extensão, o tapete é considerado o maior em extensão na Região Metropolitana de Vitória. Cerca de 500 voluntários vão trabalhar durante a noite e madrugada na confecção do ornamento.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Recebemos muitas pessoas que vêm de outros bairros e até mesmo de outras cidades para ajudar”, comentou Júnior Ferreira, da Comissão Organizadora e do Conselho Pastoral Paroquial.

Todo o material de confecção dos tapetes da Serra vem diretamente do Corpus Christi da cidade de Castelo, reconhecida nacionalmente como uma das cidades onde essa manifestação religiosa mais se destaca. 

Em Barcelona, na Serra, os tapetes vão usar desde materiais recicláveis como tampinhas, lacres de latinhas até fuxicos costurados um a um, durante várias semanas por voluntárias, segundo Júnior.

“Foram feitos mais de mil fuxicos costurados um a um a mão, com aplicação de pérolas, para montar o quadro da Sagrada Família, que ainda leva lã, MDF, EVA, papel alumínio, e outros materiais”, explicou Júnior Ferreira.

Pó de café, pó de serra, pedras, folhas, flores, papeis diversos, também serão usados na montagem dos quadros e passadeiras. 

O tapete ocupará a Avenida Região Sudeste, principal via do bairro, e está em sua 11ª edição, com o tema “Eucaristia, fonte de graça para os discípulos”

Saiba mais sobre Corpus Christi

Corpus Christi signfica “Corpo de Cristo”, em latim. É a celebração, para a Igreja Católica, de comemoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia como fonte e centro da vida de toda a comunidade cristã.

Para os católicos, o pão e vinho consagrados na missa pelo padre se tornam, respectivamente, corpo e sangue de Cristo.

A comemoração teve origem na Baixa Idade Média, mais precisamente no ano de 1264, quando foi instituída pelo Papa Urbano IV, por meio da Bula “Transiturus de hoc mundo”’.

No Brasil, os primeiros registros da celebração do Corpo de Cristo remontam aos anos iniciais da colonização portuguesa.

Em carta datada de 9 de agosto de 1549, o sacerdote jesuíta português Manuel da Nóbrega relatava que em Salvador, na Bahia, “outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal”.

Já os tapetes que dão o colorido típico da data às ruas também é uma tradição católica herdada de Portugal.

Os fiéis confeccionam representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais fazendo alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

Esses quadros são feitos sobre as ruas em que a procissão com o Santíssimo Sacramento irá passar.

No ritual católico, o Santíssimo Sacramento só sai das igrejas e vai às ruas em procissão em dois dias do ano: no Domingo de Páscoa e no dia de Corpus Christi.