Um corredor exclusivo para ônibus será implantado na avenida Carlos Lindenberg para ligar o Terminal do Ibes, em Vila Velha, até o Terminal de Jardim América, em Cariacica. De acordo com o secretário estadual Fábio Damasceno, da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a previsão é de que a viagem tenha uma economia de tempo de até 30 minutos.
O projeto do chamado Corredor Metropolitano Sul é da Semobi e seus processos de licitação serão lançados ainda no primeiro semestre. A previsão é de que os inícios das obras aconteçam até o final de 2023.
Damasceno que garantiu que os estudos para a viabilidade da obra estão concluídos. Por enquanto, a pasta informou que não é possível estipular valores do processo de licitação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A intervenção traz ainda a inclusão de duas alças de acesso na Segunda Ponte, para encurtar distâncias até o terminal de Jardim América.
Para o corredor, que terá 11 km de extensão, haverá uma total reformulação da Carlos Lindemberg. No lugar do canteiro central, ficará o espaço destinado aos corredores com estações de embarque e desembarque dos passageiros e uma ciclovia. Os demais veículos terão de duas a três faixas por sentido.
LEIA TAMBÉM: Obras do novo Terminal de Carapina devem durar dois anos
“Vamos nos basear nos modelos de BRT do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Mas o nosso será mais rápido de ser implementado porque, além de não precisarmos fazer uma elevação do nível da pista da Lindenberg para a pista do corredor, a porta de saída dos ônibus não será pelo lado esquerdo. Assim, poderemos utilizar os veículos da frota atual do Transcol”, explica Damasceno.
Segunda Ponte ganhará duas alças de acesso
A Segunda Ponte terá duas alças de acesso para o bairro de Jardim América a fim de otimizar o tempo no trânsito até o terminal do bairro para quem vem de Vila Velha ou mesmo de Vitória.
“Será uma alça para subida e outra para descida, que farão ligação com a rua paralela ao campo do estádio da Desportiva. Hoje, para acessar o terminal vindo de Vila Velha, ou vai pelo bairro Vasco da Gama, cuja pista é estreita, ou vai por São Torquato, e se enfrenta muito trânsito. Com essas alças, vai encurtar o tempo em 20 minutos até o terminal”, reforça.
Outros corredores
O secretário detalhou que há interesse do Estado em implantação de corredores exclusivos para ônibus em outras cidades. Mas isso dependerá do diálogo com as prefeituras de Vitória e da Serra.
“Temos projetos prontos para faixas exclusivas na capital. A Terceira Ponte, em Vitória, vai contar com faixa exclusiva para ônibus, carro de transporte de aplicativo e motocicletas. Se a Prefeitura de Vitória quiser contar com o apoio do Estado para implantação nas avenidas Vitória, Fernando Ferrari e Reta da Penha, estamos à disposição”, acrescentou.
Na Serra, há diálogo com prefeitura, mas Damasceno explicou que é preciso aguardar a conclusão de obras no município como o Trevo de Carapina, Rotatória do Ó e o Contorno do Mestre Álvaro.