A cota para exames de patologia clínica em laboratórios contratados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) para Cachoeiro, foi suspensa, a partir desta quinta-feira (13). A marcação dos exames foram suspensas até que a regularize a oferta desses procedimentos. O município, a quem cabe apenas a marcação desses exames, foi surpreendido pela notícia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cota para exames de patologia clínica em laboratórios contratados pela Sesa acabou na segunda quinzena de setembro deste ano, e não houve liberação de uma nova cota.
“Não fomos comunicados de que isso aconteceria. Ainda assim, inicialmente, decidimos absorver parte da demanda no laboratório do Centro Municipal de Saúde, acreditando que a situação seria resolvida brevemente. Mas já faz três semanas que notificamos a Superintendência Regional de Saúde, via ofício, e até o presente momento o órgão não apresentou solução. Agora, não temos mais condições de continuar a fazer esse atendimento”, explica o secretário municipal de Saúde, Victor Barbieri.
Apenas exames laboratoriais básicos, de responsabilidade do município, serão marcados pela prefeitura. “Há uma sobrecarga no atendimento do nosso laboratório, por conta dessa situação, e realmente não é possível acumularmos mais essa atribuição. Precisamos que a Sesa cumpra o seu papel na Programação Pactuada Integrada (PPI) e normalize a oferta desses procedimentos”, completa Barbieri.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde informa que está buscando uma solução para a ampliação da oferta dos exames laboratoriais e, sobre os patológicos, será lançado nos próximos dias o edital de credenciamento para prestadores de serviços na Região Sul.