Após o domingo (27) sem registros de mortes por covid-19, o Espírito Santo voltou a contabilizar óbitos provocados pela doença, nesta segunda-feira (28). De acordo com o Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram registradas seis mortes entre domingo e segunda-feira, totalizando 14.329 desde o início da pandemia, há dois anos.
As seis mortes mais recentes contabilizadas no Painel Covid-19, no entanto, não necessariamente aconteceram nas últimas 24 horas. Após fins de semanas e feriados, é comum que os números estejam maiores, em relação aos dias anteriores, pelo fato de haver um represamento dos dados processados pela Sesa.
Nesta segunda-feira, durante coletiva de imprensa, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que a expectativa do governo do Estado é de que, nas próximas três semanas, o Espírito Santo fique alguns dias sem registrar mortes por covid-19, em virtude da grande cobertura vacinal no Estado e do baixo número de pessoas internadas pela doença.
Após apresentar forte crescimento no número de casos diários de covid-19, durante os meses de janeiro e fevereiro, por conta da circulação da variante Ômicron, o Espírito Santo tem registrado queda expressiva ao longo das últimas semanas.
Ainda de acordo com os dados do Painel Covid-19, foram registrados, nesta segunda-feira, mais 590 casos confirmados de infecção pelo coronavírus. Com isso, já são 1.037.963 casos de covid-19 contabilizados desde março de 2020.
Além disso, o Painel Covid-19 aponta que 993.659 pessoas se recuperaram da doença. A taxa de letalidade no Espírito Santo está em 1,38%.
Casos de covid-19 nos municípios do ES
A Serra continua liderando o ranking de municípios com o maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia, segundo o Painel Covid-19. Ao todo, foram contabilizados 120.944 casos da doença na cidade.
O número supera em mais de 5 mil o total registrado em Vila Velha, segunda colocada no ranking que, até o momento, contabilizou 115.642 casos. Vitória aparece em terceiro, com 107.741 registros confirmados. Já em Cariacica, foram contabilizados até hoje 81.123 casos da doença.
Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, na Capital, permanece como o bairro capixaba com o maior número de casos confirmados de covid-19. Ao todo, 17.275 pessoas já foram infectadas na região.
A Praia da Costa, em Vila Velha, é o segundo bairro em número de infecções, com 13.824 casos confirmados. Jardim da Penha, também em Vitória, ocupa a terceira colocação do ranking, com 10.458 registros da doença.