Em meio a pandemia do novo coronavírus, uma série de medidas tem sido adotadas por diversos órgãos do Estado. Entre elas está a barreira sanitária da Rodoviária de Vitória que, em dez dias, registrou o desembarque de 1.400 passageiros, sendo que dez apresentavam sintomas da covid-19.
No ônibus fechado, tem gente que faz questão de se proteger. É o caso da Patricia da Penha Silva, que veio de Colatina, cidade do interior do Espírito Santo, para a capital, protegida com a máscara. A ambulante contou que veio acompanhada do medo de contrair a doença. “Eu estou tomando todo o cuidado. Lá em Colatina sinto que as pessoas estão se cuidando mais do que aqui”, contou.
Desde o dia 24 de abril, equipes da Secretaria Municipal de Saúde está na área de desembarque da rodoviária medindo temperatura e orientando passageiros sobre a prevenção da covid-19. No decorrer destes dez dias, mais de 1400 passageiros foram abordados. Dez deles apresentaram sintomas da doença.
A barreira sanitária tem o objetivo de prevenir a disseminação do novo coronavírus. Por isso, os agentes de saúde questionam aos passageiros sobre o motivo da viagem à Vitoria. Segundo a gerente de Vigilância em Saúde de Vitória, Arlete Frunk Dutra, muitas pessoas estão vindo a passeio.
“A gente tem identificado que muitas pessoas alegam estar vindo à passeio, desrespeitando as orientações para ficar em casa. As pessoas que são identificadas com sintomas, devem buscar atendimento médico em seus respectivos municípios, que serão informados para fazer uma busca ativa”, comenta.
As equipes da barreira atuam todos os dias, de 7h às 19 horas, orientando toda a população neste período de pandemia para que evite ao máximo viajar neste momento.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.