O Espírito Santo recebeu, na tarde desta quarta-feira (1º), mais 90 respiradores comprados da Itália. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, por meio das redes sociais. Com os aparelhos, segundo Casagrande, será possível dar continuidade à expansão de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s) exclusivas para tratamento da covid-19 no Estado.
“Acabaram de chegar 90 respiradores que adquirimos da Itália. Com eles, continuaremos a expansão de leitos de UTI para enfrentamento à covid-19. Mas, é preciso lembrar que cada um deve fazer sua parte seguindo as recomendações de distanciamento, só assim salvaremos mais vidas”, postou o governador.
Durante uma transmissão ao vivo, na tarde desta quarta-feira, Casagrande voltou a citar a estratégia do governo estadual em investir na abertura de leitos em hospitais já estruturados, em vez de optar pelos hospitais de campanha.
“É importante que a gente invista na estrutura própria do governo do Estado ou nos filantrópicos, porque isso sim que dará, depois da pandemia, um legado para nós. No Himaba, vamos abrir, nos próximos dias, 84 leitos. Abrimos mais leitos no Antônio Bezerra de Farias, também em Vila Velha. Iniciamos a construção do Hospital Geral de Cariacica e ontem mandamos um documento ao prefeito Audifax [Barcelos, da Serra] dizendo que aceitamos receber o Hospital Materno Infantil, para tirarmos a maternidade de alto risco do Jayme [Santos Neves] e, assim, ampliarmos o hospital para tratamento de covid. Estamos fazendo um trabalho com o Hospital Evangélico de Vila Velha e ampliando o [Hospital dos] Ferroviários. Então são investimentos como esses que ficam para sempre para nós”, destacou o governador.
Taxa de ocupação
Atualmente, segundo informações do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para a covid-19 em todo Espírito Santo é de 80,38%, sendo que 553 dos 688 leitos ofertados pela rede pública estão ocupados.
Em relação aos leitos de enfermaria, 487 dos 730 ofertados para tratamento da covid-19 estão ocupados. A taxa de ocupação é de 66,71%.
Na Grande Vitória, 82,82% dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 estão ocupados — 405 dos 489 disponibilizados pelo Estado. Em relação à taxa registrada na terça-feira (30), houve um aumento de cerca de 4%.