Geral

Covid-19: agendamento aberto para vacinação de todos os públicos na Grande Vitória

Haverá mutirões de vacinação em quase todos os municípios; Cariacica realiza vacinação de crianças nas escolas


O próximo final de semana será de vacinação nas cidades da Grande Vitória. Na capital, em Vila Velha, Serra e Cariacica, há agendamentos previstos para imunização de crianças, adolescentes e adultos durante mutirões.

Em Vitória, nesta quinta-feira (03), às 15 horas, a Secretaria de Saúde abre novo agendamento para a vacinação contra a Covid e Influenza na Capital. Serão disponibilizadas 10.050 vagas, distribuídas para os seguintes públicos:

– primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos e com 18 anos ou mais;

– crianças de 5 a 11 anos

– segunda dose de Pfizer (quem recebeu a primeira dose até 12/12), de Coronavac (quem recebeu a primeira dose há 28 dias ou mais) e Astrazeneca (quem recebeu a primeira dose há 56 dias);

– reforço para pessoas com idade entre 18 e 59 anos (quem recebeu a segunda dose ou dose única até 09/10), pessoas com 60 anos ou mais (quem recebeu a segunda dose ou dose única até 12/11) e imunossuprimidos (pessoas de 18 a 59 anos que receberam dose adicional até 09/10), além de pessoas com 60 anos ou mais que receberam dose adicional até 05/11).

O agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Confira os locais de vacinação:

Covid

Crianças

Sábado (05): Manaim Vitória, Igreja Batista em Jardim da Penha
Segunda (07) a sexta-feira (11): Unidades de Saúde Santa Luiza e Santa Martha
Quarta (09) a sexta-feira (11): Unidade de Saúde Jabour
Sexta-feira (11): Igreja Batista em Jardim da Penha

Demais grupos

Sábado (05): Unidade de Saúde Vitória (Centro) e Casa do Cidadão
Segunda (07) a sexta-feira (11): Manaim Vitória, Unidades de Saúde Forte São João, Andorinhas e Santo Antônio
Segunda (07), quarta (09) e sexta-feira (11): Unidade de Saúde Vitória (Centro)
Terça-feira (08): Unidade de Saúde Jabour
Terça (08) a quinta-feira (10): Unidade de Saúde de Jardim Camburi
Terça (08) e quarta-feira (09): Unidade de Saúde Praia do Suá
Terça (08) a sexta-feira (11): Unidade de Saúde Ilha de Santa Maria
Quarta (09) e quinta-feira (10): Igreja Batista em Jardim da Penha

Influenza

Segunda (07) a sexta-feira (11): Unidade de Saúde São Cristóvão
Terça (08) e quarta-feira (09): Unidade de Saúde Praia do Suá

Em Vila Velha, a prefeitura oferece mais de mil doses para a população, por meio do agendamento online, nesta quinta-feira, às 15h. Crianças de 5 a 11 anos, imunossuprimidas ou não, vão receber as doses no Tartarugão ou no Centro Integrado, em Itapoã, por meio do agendamento.

Para agilizar a vacinação, é necessário fazer o cadastro clicando aqui, entrar na aba “dependente” e registrar o nome da criança.

Os adolescentes (de 12 a 17 anos) que não tomaram a primeira dose da vacina também poderão se vacinar no Tartarugão, após realizarem o agendamento online.

Na Escola Caic, em Terra Vermelha, crianças de 6 a 11 anos, com exceção das imunossuprimidas, poderão se vacinar sem a necessidade de agendamento. Além desses, Vila Velha vai ofertar, por livre demanda, de 9h às 15h, no Centro Integrado e na Escola Caic – Terra Vermelha, a primeira, segunda e a terceira dose para quem ainda não se vacinou.

Já na Serra, também nesta quinta (3), a Prefeitura oferta 3.977 novas vagas de vacina contra a Covid-19, em mais um agendamento, pelo gti.serra.es.gov.br/saude. Há oportunidades para todos os públicos, doses e imunizantes, inclusive para crianças.

Quem garantir a sua vaga, receberá a vacina no sábado (05), segunda (07) e terça (08), nas Unidades de Saúde da Serra.

Entre as oportunidades ofertadas, 2.732 vagas são destinadas para as crianças. Um recadinho para os responsáveis: para facilitar o agendamento on-line por grupo, no site, as vagas para as crianças estarão distribuídas da seguinte forma:

• Primeira dose – crianças de cinco anos;
• Primeira dose – criança imunossuprimida (cinco a 11 anos)
• Primeira dose – criança de seis a 11 anos;

Neste momento, na Serra, a imunização contra a Covid-19 nas crianças só acontece mediante agendamento. Mais uma coisa: o cartão de vacina é exigido no momento da vacinação.

Outros públicos

Como as demais vagas são destinadas para todos os outros públicos, doses e laboratórios, vamos aos aprazamentos. Começando pela D2:

– Pessoas que receberam a Comirnaty/Pfizer/Biontech até 11/12/2021;
– Pessoas que receberam a CoronaVac/Butantan até 08/01/2022;

Reforço

➖ Pessoas com 60 anos de idade ou mais que receberam a segunda dose – ou a dose única – há três meses (até 07/11/2021), independente do imunizante aplicado à época;
➖ Pessoas de 18 até 59 anos, após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer (08/10/2021);

Sem agendamento

A Secretaria de Saúde da Serra informa, também, que de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e no sábado, das 10 às 18 horas, a vacinação contra a Covid-19 acontece sem agendamento, no L2 do shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.

Há oportunidades para todos os públicos (exceto crianças), doses e imunizantes. Não se esqueçam de levar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS.

Cariacica

O próximo sábado (5) será de novo mutirão para vacinação de crianças nas escolas, antes da volta às aulas, marcada para dia 8 de fevereiro em Cariacica. Cinco mil doses disponíveis para o público de 5 a 17 anos serão disponibilizadas a partir das 14 horas desta quarta-feira (2).

A vacinação acontecerá em quatro unidades municipais de ensino, mediante agendamento. As crianças e adolescentes receberão suas doses de proteção contra a Covid-19 nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Talma Sarmento, em Campo Grande; Padre Gabriel Roger Maire, em Porto Novo, Ângelo Zani, em Mucuri; e Oliveira Castro, em Itaquari.

Nesta quinta-feira (3) e nesta sexta-feira (4), a imunização das crianças e adolescentes com agendamento acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que têm sala de vacinação: UBS de Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Santa Bárbara, Valparaíso e Itaquari.

Para realizar o agendamento da criança, o pai ou responsável legal deverá fazer cadastro no site vacinaeconfia.es.gov.br, entrar na aba “Dependente” e incluir o nome. No ato da imunização a criança deve estar acompanhada de um responsável maior de 18 anos e estar portando o cartão de vacinação.

Também poderão agendar a vacinação pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose, pessoas que precisam tomar a segunda dose de todos os imunizantes e a dose de reforço. Para este público foram disponibilizadas 1.500 doses e a vacinação com agendamento acontece em 18 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira.

Vacinação sem agendamento

Neste sábado (05) e neste domingo (06), quem preferir se vacinar sem agendamento poderá procurar a UBS de Flexal 2, onde serão vacinados todos os públicos da campanha a partir de 12 anos, das 8 às 16 horas.

De segunda a sexta-feira a acontece, até dia 11 de fevereiro, a vacinação sem agendamento no Faça Fácil, em Santo André, das 8h30 às 16 horas, apenas para pessoas com 12 anos ou mais.