Geral

Covid-19: saiba como está a vacinação nas cidades da Grande Vitória

Capital abre novas vagas para agendamento e Viana já começou a vacinar profissionais da Segurança Pública

Foto: reprodução/pixabay

Com doses ainda limitadas, a vacinação contra a covid-19 continua no Espírito Santo. Na terça-feira (06), o governo do Estado deu início, simbolicamente, à imunização dos profissionais das Forças de Segurança. A expectativa é que com a chegada de uma nova remessa, prevista para esta semana, seja ampliada a faixa etária do público alvo para 60 a 64 anos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a partir do dia 15, na próxima semana, a previsão é que também iniciada a aplicação nos profissionais da Educação. Serão usadas as doses de reserva técnica e a promessa é de que a imunização deste público não atrase a vacinação de idosos e profissionais da Saúde.

Cada município, no entanto, pode disponibilizar a vacinação de acordo com a necessidade e a quantidade de pessoas do público-alvo, respeitando a ordem prevista no Plano Nacional de Imunização. Na manhã desta quarta-feira (07), Viana vacinou os agentes da Guarda Civil Municipal. O município segue com a imunização em domicílio para idosos.

Em Vitória, a Secretaria de Saúde (Semus) abre, nesta quarta-feira, às 13 horas, novo agendamento online para aplicação da segunda dose para vacinar idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronovac entre os dias 19 de janeiro e 16 de março. Para fazer o agendamento online basta acessar este link ou o aplicativo Vitória On-line.

A imunização acontecerá nesta quinta-feira (08), no ginásio da Faculdade Salesiana e na Unidade de Saúde de Jardim Camburi. Serão disponibilizadas 500 vagas no total, sendo 400 vagas para idosos com 75 anos ou mais e 100 para trabalhadores da saúde. No momento da vacinação deve ser apresentado documento com foto e comprovante da primeira dose. Os idosos ou restritos ao leito estão sendo vacinados em casa e não é necessário fazer o agendamento online.

Em Vila Velha, estão sendo imunizados trabalhadores da saúde e pessoas com 65 anos ou mais. Há 9.287 vagas disponíveis para primeira dose de pessoas acima de 65 anos; 1.192 para segunda dose de pessoas acima de 75 anos que tenha completado 21 a 28 dias da 1ª dose (coronavac); e 219 para segunda dose de trabalhadores de saúde que tenha completado 21 a 28 dias da 1ª dose (coronavac).

A população acamada ou com dificuldades de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde. Para isso, é necessário fazer o cadastro, também disponível no site da PMVV. As imunizações estão acontecendo em dez pontos estratégicos distribuídos na cidade: Unidades Municipais de Ensino (Leonel Brizola, Graciano Neves, Paulo Mares Guia e Tuffy Nader), Shopping Vila Velha, Boulevard Shopping, Ginásio Osvaldo Ruy, Universidade Vila Velha, Tartarugão e Caic de Terra Vermelha.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) informou que a vacinação segue normalmente no município para primeira dose de idosos com 65 anos ou mais e segunda dose de idosos com 75 anos ou mais, além dos trabalhadores da Saúde em atividade. O agendamento está aberto, com vagas disponíveis, e pode ser feito pelo site. A vacinação acontece ao longo da semana em 17 Unidades Básicas de Saúde.

As famílias que não possuem internet ou não estão familiarizadas com tecnologia podem se dirigir até a unidade de saúde mais próxima do seu endereço que um funcionário irá se encarregar de providenciar o agendamento. É preciso levar documentos pessoais para o agendamento. 

Na Serra, a Secretaria de Saúde (Sesa) informou que está vacinando idosos com idade acima de 65 anos que precisam tomar a primeira dose e idosos com idade acima de 80 anos que precisam tomar a segunda dose. A Secretaria ainda está vacinando profissionais de saúde com a primeira e com a segunda dose.