Mesmo na quarentena, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios da Grande Vitoria estão mantendo os atendimentos por telefone, para evitar as aglomerações e filas nas unidades de atendimento espalhados pela região metropolitana. Mais de sete mil pessoas já foram atendidas nas prefeituras de Vitória e Vila Velha.
A Marinalva Jesus é moradora do bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Ela está em busca da tarifa social, um benefício do Governo Federal para ter desconto na conta de energia. Mas antes, precisa passar pelo atendimento no Cras do município.
Ela conta que tem enfrentado dificuldades para ser atendida após o fechamento da unidade presencial do órgão por causa da pandemia do novo coronavírus. “Eu tento ligar para o telefone que disponibilizaram, mas ninguém atende”, explica.
Em nota, a Prefeitura de Cariacica informou que o Cras está atendendo por agendamento, com horário marcado por telefone. A prefeitura explicou que a linha tem ficado congestionada em alguns horário devido a alta na demanda. Em média, são realizadas cerca de 450 ligações por dia.
Assim como Cariacica, para evitar as aglomerações durante o período de pandemia, as secretarias de Assistência Social de Vitória e Vila Velha, também estão fazendo atendimentos por telefone. Os casos que precisam ser presenciais são precisamente agendados pelas equipes.
A secretária de Assistência Social de Vitória informou que a pandemia não está interferindo nos atendimentos ao público. As pessoas podem solicitar informações e orientações sobre os benefícios por meio do canal de atendimento do município.
De acordo com a prefeitura da capital, entre os dias 23 de março e 17 de abril, 6.305 pessoas foram atendidas pelo canal disponibilizado. Em Vila Velha, de acordo com a secretária de Assistência Social, nos últimos 15 dias, mais de mil pessoas receberam atendimento pelo telefone.
Serviço:
Cariacica
Central de Atendimento: 3354-5551
Cestas básicas: 3354-5551
Cadastro Único: 3354-5564
Auxilio Funeral: 3354-6320
Vila Velha
Atendimento das 8h às 17 horas pelos telefones:
3139-9347 / 3388-4154 / 3388-4160 / 3388-4231
Vitória
Canal de atendimento: 156
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.