Um relatório realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) recomenda que a estrutura de lona do Terminal de Itaparica, localizado em Vila Velha, deve ser “substituída totalmente ou parcialmente”.
O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (07), tendo sido realizado a partir de uma vistoria técnica que aconteceu em 19 de fevereiro de 2024, após várias ocorrências de chuvas danificarem a lona do terminal.
A ação foi feita a convite da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
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Durante a vistoria, o órgão concluiu ser necessário “realizar estudo com proposta que avalie possibilidade de substituição total ou parcial da cobertura do terminal por outro material ou layout de drenagem, que garanta sua eficiência e segurança”.
Veja um modelo 3D feito do Terminal de Itaparica:
Além disso, foi identificado que a cobertura do terminal, composta de membrana (lona), dispositivos de captação e drenagem de água, estruturas de cabos de aço e elementos metálicos, estão com danos e problemas.
“Estes danos e avarias necessitam de imediata correção ou mitigação, pois representam riscos aos usuários e funcionários que trabalham no local”, descreveu o Crea.
Alguns pontos destacados no relatório:
– Foram constatados vários danos e avarias em diversos pontos das membranas da cobertura do terminal. Entre eles, rompimentos, furos, rasgos e descolamentos;
– A equipe observou e registrou pontos de corrosão em parafusos e grampos que fixam cabos de aço tensionados;– Presença de refletores elétricos, localizados próximos às emendas, com risco de contato com umidade;
– Presença de tubulação hidráulica provisória com objetivo realizar sucção de água acumulada durante as chuvas.
Após a vistoria também foi solicitado que o órgão responsável pelo terminal realize, ajuste e faça manutenção de forma contínua “enquanto não ocorrer solução definitiva para os problemas identificados”.
O que diz a Ceturb -ES?
Segundo a Ceturb-ES, os apontamentos que constam no relatório divulgado pelo Crea-ES a respeito da cobertura do Terminal de Itaparica são os mesmos que já constam no estudo técnico, contratado pela Ceturb-ES.
Este estudo está sendo utilizado para guiar o trabalho de reparo de toda a cobertura. A obra está dentro do prazo de execução, que é de 90 dias.
Além disso, a Ceturb-ES também fará a licitação do serviço de manutenção periódica, preventiva e corretiva da cobertura, o que manterá o bom estado das membranas que compõem a estrutura.
Local sofreu outros rompimentos ao longo do ano
O “novo terminal de Itaparica” foi entregue à população no dia 22 de janeiro de 2021, em uma obra onde foram investidos R$ 12,2 milhões na reconstrução. O local ficou fechado desde julho de 2018 por conta de problemas na estrutura do telhado.
No entanto, em dezembro de 2020, a cobertura cedeu ainda durante a construção, antes mesmo das obras no terminal serem finalizadas.
Na época, o DER-ES informou que a cobertura ainda não havia sido totalmente instalada e a membrana estava sendo tensionada, ou seja, nos pontos em que ainda não “tensionou” poderia acontecer isso.
Desde a data, foram registrados alguns rompimentos na lona da cobertura. Um deles foi registado no dia 12 de janeiro de 2023. Na data, o local cedeu com a água acumulada.
Já no dia 22 de janeiro de 2024, a estrutura também não aguentou o peso da água acumulada e também foi rasgada. Por conta do problema, as atividades foram canceladas em duas plataformas das linhas 585 e 593.
E outro rompimento foi registrado no dia 29 de janeiro deste ano, após as fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória.
A última ocorrência foi no dia 1º de março, quando um homem usou um instrumento cortante para perfurar a lona do terminal. O resultado foi um banho nele e em mais duas pessoas que estavam perto dele.
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