O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizou auto de infração contra a empresa responsável pela fabricação e montagem de um galpão que desabou em Paul, Vila Velha, na tarde da última quinta-feira (14).
A empresa foi notificada na manhã desta sexta-feira (15) pela Unidade de Fiscalização do Conselho por executar a obra sem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A operação foi autorizada pelo presidente do Crea, o engenheiro Jorge Silva, que informou que a Procuradoria Geral do Conselho enviou ofício na tarde desta sexta-feira (15/12) à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha recomendando a interdição em caráter de urgência.
Segundo o gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Giuliano Battisti, há claros sinais de que havia graves problemas com a estrutura.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Há evidências de manifestações patológicas e anomalias em outras vigas e pilares. Isso pode causar instabilidade e risco para a estrutura”.
Ainda, segundo Battisti, durante a ação da vistoria, foi observado que a base de alguns dos pilares da obra encontrava-se exposta e com presença de água, fatores que podem potencializar o risco de desabamento do imóvel.
De acordo com os agentes do Crea, há indícios de risco aos funcionários que ainda trabalham no local e para pessoas que passam perto da construção, uma vez que parte da estrutura estava precariamente escorada por meio de um caminhão do tipo “munck”, que é utilizado para içamento de cargas.
Relembre o caso:
Três trabalhadores ficaram feridos após o desabamento do telhado de um galpão, localizado no bairro Paul, no município de Vila Velha. O acidente foi registrado durante a tarde da última quinta-feira (14).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local, as equipes comprovaram que trabalhadores estavam montando o telhado de um galpão quando vigas cederam e eles caíram.
Após o ocorrido, os trabalhadores foram socorridos e transportadas para o hospital, sendo duas por equipes do Samu e uma pela equipe do Corpo de Bombeiros.
Leia Também: Acidente mata motociclista na Rodovia do Contorno, na Serra