Geral

Crea notifica empresa por montagem de galpão que desabou em Vila Velha

De acordo com os agentes do Crea, há indícios de risco aos funcionários que ainda trabalham no local e para pessoas que passam perto da construção

Foto: Reprodução/Crea-ES

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizou auto de infração contra a empresa responsável pela fabricação e montagem de um galpão que desabou em Paul, Vila Velha, na tarde da última quinta-feira (14).

A empresa foi notificada na manhã desta sexta-feira (15) pela Unidade de Fiscalização do Conselho por executar a obra sem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A operação foi autorizada pelo presidente do Crea, o engenheiro Jorge Silva,  que informou que a Procuradoria Geral do Conselho enviou ofício na tarde desta sexta-feira (15/12) à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha recomendando a interdição em caráter de urgência. 

Segundo o gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Giuliano Battisti, há claros sinais de que havia graves problemas com a estrutura. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Há evidências de manifestações patológicas e anomalias em outras vigas e pilares. Isso pode causar instabilidade e risco para a estrutura”. 

Ainda, segundo Battisti, durante a ação da vistoria, foi observado que a base de alguns dos pilares da obra encontrava-se exposta e com presença de água, fatores que podem potencializar o risco de desabamento do imóvel.

De acordo com os agentes do Crea, há indícios de risco aos funcionários que ainda trabalham no local e para pessoas que passam perto da construção, uma vez que parte da estrutura estava precariamente escorada por meio de um caminhão do tipo “munck”, que é utilizado para içamento de cargas. 

Relembre o caso:

Três trabalhadores ficaram feridos após o desabamento do telhado de um galpão, localizado no bairro Paul, no município de Vila Velha. O acidente foi registrado durante a tarde da última quinta-feira (14). 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local, as equipes comprovaram que trabalhadores estavam montando o telhado de um galpão quando vigas cederam e eles caíram.

Após o ocorrido, os trabalhadores foram socorridos e transportadas para o hospital, sendo duas por equipes do Samu e uma pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Leia Também: Acidente mata motociclista na Rodovia do Contorno, na Serra