O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) apontou a necessidade da instalação de dois semáforos na Avenida Guarapari, em Jardim Limoeiro, na Serra, em vistoria realizada na última quarta-feira (5).
A recomendação faz parte de estudos preliminares realizadas pelo Crea na região e deve ser enviada ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) nos próximos dias.
Segundo o Crea, uma revisão geral da sinalização local deve acontecer e o prazo para a conclusão das revisões técnicas é de 15 dias.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Faremos as recomendações necessárias para viabilizar a mobilidade e garantir a segurança da população que trafega pela região”, informou o presidente do conselho, Jorge Silva.
Polêmica após vereador arrancar placa
As discussões sobre o trecho foram reacendidas após o vereador Jefinho do Balneário (PL) arrancar a placa de “retorno proibido” por conta própria, “permitindo” uma manobra irregular no local.
O trecho é considerado polêmico por diversos motoristas que, sem permissão para fazer o retorno no local, os condutores que pretendem voltar pela ES-010 precisam seguir até as proximidades do Banco Banestes e virar na Rua José de Alencar, já nas proximidades da BR-101.
Em uma gravação, sem especificar a data, o vereador, acompanhado por um morador da região, arranca a placa do local e afirma a insatisfação com a sinalização.
“Estamos aqui para esclarecer uma situação que ocorre, próximo a Cesan. Um retorno antigo para entrar para a ES-010. Aqui colocaram uma placa de proibição, onde é proibido contornar. Logo após, colocaram uma câmera do município. O município não multará ninguém que faz esse retorno, pois não pode multar em trecho do DER. Não vamos permitir isso. Vamos tirar essa placa para que o DER venha pegar. Na cidade da Serra não vamos aceitar isso. Isso atrapalha nossa mobilidade”, afirma o vereador, antes de tirar a placa.
Na ocasião, o DER rebateu as acusações do vereador e afirmou que a sinalização no local foi uma solicitação da própria Associação de Moradores.
“A implantação das placas foi uma solicitação da Associação de Moradores devido ao número de acidentes que a conversão anteriormente permitida ocasionava no local”, afirmou o órgão.
Assista ao vídeo:
Leia Também: Vereador arranca sinalização e “autoriza” manobra irregular na Serra