Geral

Creche é alvo de críticas após incluir arroz doce e achocolatados no cardápio infantil

Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o consumo de açúcar apenas após os dois anos de idade

Foto: TV Vitória

A lista de alimentos que está sendo consumida por alunos de uma creche da rede municipal de Guarapari causou polêmica nesta semana, pela quantidade de açúcar presente. As reclamações surgiram de nutricionistas que perceberam que o cardápio vai contra as recomendações nutricionais. 

A nutricionista Fabiana Sales viu o cardápio do Centro Municipal de Educação Infantil de Guarapari, onde constava alimentos como arroz doce e achocolatado. A nutricionista  divulgou o cardápio nas redes sociais, destacando a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria que recomenda o consumo de açúcar apenas após os dois anos  de idade – pois pode acarretar graves problemas à saúde, não só durante a infância, mas ao longo de toda a vida. 

Foto: TV Vitória
O cardápio foi divulgado nas redes sociais da nutricionista

A direção da creche afirmou que muitas crianças não aceitam merenda que não tem açúcar, mas que a quantidade está sendo reduzida pelos nutricionistas do município. A Prefeitura de Guarapari informou que a quantidade de açúcar no cardápio das escolas não é prejudicial. Disse ainda que está fazendo ajustes e que aguarda a entrega de alimentos não industrializados encomendados para 2019.

Vale lembrar que em novembro de 2018, o governo federal fechou um acordo com as indústrias para a redução de açúcar em bebidas açucaradas, biscoitos, bolos e misturas, achocolatados e bebidas lácteas até 2022.