O número de detentos diagnosticados com o novo coronavírus continua apresentando crescimento no Espírito Santo. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), atualmente 28 presos estão doentes. No total, foram confirmados 93 casos, desde o início da pandemia. Duas pessoas acabaram morrendo e 63 já conseguiram se recuperar.
Segundo a Sejus, os detentos infectados recebem atendimento do Instituto Vida e Saúde, responsável pelos serviços médicos dentro do sistema prisional do Estado.
Em abril, alas de unidades prisionais da Grande Vitória foram preparadas para receber presos de todo o Estado infectados pelo coronavírus.
De acordo com a secretaria de Justiça também foram adotadas medidas preventivas. Todo preso que ingressa no sistema fica isolado durante sete dias. Ele só é transferido para o presídio se não apresentar qualquer sintoma. Caso contrário, ele recebe atenção médica e fica em isolamento durante duas semanas.
O planejamento da Sejus para atender os casos foi pensado em três etapas que variam desde a criação das alas até o esvaziamento de algumas unidades. Porém, segundo a secretaria, esta última ainda não precisou ser acionada. Até o momento, a pasta não informou o percentual de contaminação entre os servidores.
* Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória / Record TV