As reclamações contra operadoras de celular só aumentam a cada ano no Espírito Santo. De acordo com o Procon Estadual, até agora foram 3.437 reclamações, contra 3.081 reclamantes no mesmo período do ano passado.
As reclamações são as mais variadas, cobrança indevida, problemas com contratos, tentativas de cancelamento e os vícios de qualidade, que são ligações que não completa, a pessoa do outro lado da linha que não ouve, ruídos, a ligação que cai, entre outras que acontecem com clientes na Grande Vitória, e no interior.
“As pessoas tem que reclamar sobre esses problemas nas ligações diretamente no Procon Estadual ou Municipal”, afirmou Igor Britto, diretor jurídico do Procon Estadual.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que pelo menos 84 mil ligações realizadas por dia no Estado apresentam problemas. Para monitorar essas ligações a Agência criou um aplicativo chamado Serviço Móvel, que exibe um mapa com as antenas licenciadas ativas em cada município do país, e também detalha os indicadores de acessibilidade, a conexão à rede de voz, quedas e desconexão da rede de dados.
“Toda vez que o consumidor perceber que ele pode ser lesado, ele tem que fazer o registro no órgão de defesa do consumidor”, declarou o diretor jurídico do Procon Estadual. As reclamações podem ser feitas pessoalmente, por telefone 151, pelo atendimento eletrônico do Procon, www.procon.es.gov.br ou pelo portal www.consumidor.gov.br que é uma plataforma que manda a reclamação do consumidor diretamente para a empresa, que tem o prazo de dez dias para responder. Atualmente aqui no Estado a empresa que está no topo das reclamações é a Vivo.