Os estudantes da escola municipal James Yung, em Alto Caxixe, no município de Venda Nova do Imigrante, desenvolvem projeto de horta na escola e dão exemplo de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Os pequenos são responsáveis pela horta, desde o plantio à colheita e consumo dos alimentos, praticando a valorização da comida e boa alimentação desde a infância.
São cerca de 15 estudantes envolvidos no projeto, com idade média de 2 anos. A diretora da escola, Lucilene Nunes, explica que a ideia é convidar os alunos a olhar a comida de forma diferente. “Este projeto foi pensado para que as crianças tenham mais contato com o plantio e cultivo das hortaliças, e com isso, sintam mais vontade de saborear o que colheram”, afirmou.
Além de incentivar uma boa relação das crianças com a alimentação saudável, também vale ressaltar que a grande maioria vem de família que trabalha com a produção rural e inevitavelmente, vivem nesse meio. Os alunos já plantaram as mudinhas, doadas por um estabelecimento local e agora vão cuidar para que cresçam e possam ser colhidas.