Sob o olhar do público entusiasmado, estudantes de quatro e cinco anos de dez escolas de Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim deram um verdadeiro show no último sábado (26), com música, dança, arte e paródias, na Mostra Cultural de encerramento da edição 2019 do Programa Cuidar Mais para a Educação Básica, uma iniciativa da BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e escolas da rede privada de ensino.
A Mostra Cultural teve como palco o Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço (Ferração), no bairro Aeroporto, com participações de familiares e da comunidade. “O Programa Cuidar Mais tem como objetivo disseminar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar a compreensão sobre saneamento básico como um fator transformador de vidas ao promover saúde e qualidade de vida para a população”, ressalta o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.
Segundo a Subsecretária de Educação Básica da Seme, Patricia Gama Temporim, o programa Cuidar Mais junto com a Mostra Cultural representa um fortalecimento de práticas que acontecem nas escolas. “As ações promovem um pensamento crítico de entender que todos somos responsáveis enquanto sociedade, nos provoca muito a entender a importância dessas situações dentro da escola, que é um espaço formador para as crianças estarem aprendendo o conteúdo realmente de forma significativa”, destacou.
Programa
Da Educação Infantil, participaram do programa neste ano 500 estudantes, das seguintes instituições de ensino: Colégio Jesus Cristo Rei, Maple Bear, Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Teresa de Avelar Picoli, Maria das Neves Soares de A. Espíndula, Irmã Margarida, Sebastião da Rosa Machado, Hylsen Darcy, Maria das Graças Felipe, Abigail dos Santos Simões, Saturnino Rangel Mauro e Virgínia Athayde.
A programação do Cuidar Mais teve treinamento de educadores sobre a metodologia do programa; apresentação de vídeos e material didático com o tema saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos); e a “Corrida do Saneamento”, uma brincadeira educativa com o uso de um tabuleiro gigante para abordar aspectos importantes sobre saneamento básico, reciclagem, descarte correto de resíduos e outros temas.
Para Lucineia Voltara, mãe de Elisa Voltara Leal, de 5 anos, da EMEB Sebastião da Rosa Machado, a experiência com o programa Cuidar Mais e a Mostra Cultural foi muito rica e gratificante. “Foi um aprendizado muito importante na minha vida e na vida da minha família, inclusive, mudamos alguns comportamentos dentro de casa graças ao trabalho realizado pelo programa. Minha filha estava na expectativa do evento para realizar a apresentação”, destaca.