Geral

Crianças invadem aeroporto de Cachoeiro para soltar pipa e causam preocupação

No último domingo (21), a Guarda Civil Municipal apreendeu diversas pipas com linha de cerol e chilena, que são proibidas e podem causar graves acidentes

As pipas foram recolhidas pela GCM durante fiscalização no aeroporto municipal ‘Raimundo Andrade’ Foto: ​Divulgação/GCM

No último domingo (21), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim, apreendeu diversas pipas com linhas de cerol e chinela, com crianças que brincavam no aeroporto municipal ‘Raimundo Andrade’. A fiscalização foi realizada já visando o início da Feira Internacional do Mármore e Granito nesta terça-feira (23).

De acordo com informações da GCM, a fiscalização tem como objetivo evitar que crianças e adolescentes invadam a pista de pouso para soltar pipa. A linha de cerol e chilena são proibidas, de acordo com a Lei Municipal nº 6.783/2013, devido ao poder de corte e riscos de acidentes graves.

A Lei Municipal determina que a GCM seja a responsável por fiscalizar o uso de cerol de linha chilena durante a brincadeira. Além da apreensão do material, o uso das linhas pode acarretar em multa, que varia de R$ 300 a R$ 2.500,00. 

As pipas foram recolhidas e entregues na Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim.

Orientação

Os alunos de três escolas do bairro Aeroporto receberam panfletos de orientação sobre soltar pipas Foto: ​Divulgação

Nesta segunda-feira (22), três escolas próximas ao aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim receberam nova ação da campanha que visa conscientizar crianças e adolescentes da região sobre os perigos de brincar de pipa no campo de aviação.

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e do Tiro de Guerra (TG) fizeram palestra e distribuíram panfletos educativos aos alunos da ‘Hosana Salles’, ‘Eliseu Lofego’ e ‘Luiz Marques Pinto’.

Mesmo protegido por cerca patrimonial e sob vigilância, o aeroporto tem sido invadido pelas crianças, geralmente nos fins de semana e feriados. A fiscalização tem o apoio da Guarda Civil Municipal.

“Além do perigo para as crianças, a pipa pode ser sugada pela turbina de um avião e danificar o equipamento. A linha com cerol também pode avariar alguma peça da aeronave, o que gera o risco de acidentes sérios”, explica o administrador do aeroporto, Valério Depollo. 

Para o domingo (28), está prevista atividade de orientação de moradores da região, a partir das 15h.