Uma pesquisa feita com 500 famílias do estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, apontou que crianças da primeira e segunda série recebem até três vezes mais tarefas de casa do que o recomendado, de acordo com as diretrizes da Associação Nacional da Educação, que estabelece os parâmetros de ensino nos Estados Unidos.
Segundo o estudo, enquanto as lições deveriam durar de 10 a 20 minutos para crianças no primeiro ano, o tempo gasto é de 30 minutos. Quanto maior o tempo que o aluno passa com livros e cadernos em casa, maior a chance de reverter os objetivos da lição de casa, de acordo com a psicopedagoga e consultora em educação Penha Peterli.
O resultado foi publicado no American Journal of Family Therapy e serviu de alerta para pais e educadores.
“Os objetivos pedagógicos da tarefa de casa são a sistematização do conhecimento, a relação com o aprender, a construção de habilidades voltadas para o compromisso e também a relação pais-filhos-escola. Cada fase de desenvolvimento tem uma quantidade de tarefas com qualidade, que atenda a esses objetivos, mas que não tome o tempo além do necessário, porque os estudantes precisam ter tempo para se desenvolver de forma integral, precisam praticar um esporte, brincar e se relacionar com outras crianças e descansar”, afirma a especialista.
De acordo com Penha, o estresse em crianças e adolescentes é uma das principais causas das dificuldades de aprendizagem, entre elas, a falta de atenção, o desinteresse pelos estudos e o corte do vínculo com o prazer de aprender. “Pais e educadores devem estar atentos à dinâmica familiar e escolar para que ocorra a evolução maturacional, emocional e cognitiva sem queimar etapas e sem perdas”, orienta a educadora.
Só mais um pouquinho
É preciso observar o porquê de o tempo da lição de casa se estender além do necessário. Os pais devem prestar atenção se a quantidade realmente está além do normal ou se o filho não quer estudar no momento. Uma dica para esses momentos é fazer a lição toda de uma vez, para estabelecer um raciocínio completo e fixar uma rotina, com um horário separado só para os estudos. Caso o aluno tenha seus momentos de divagação mesmo assim, é bom fazer pequenas pausas, beber água e se espreguiçar.
Se, ainda assim, o horário da lição de casa se prolongar, vale a pena procurar professor ou a coordenação pedagógica da escola e explicar o fato. Pode ser que seja preciso rever algumas metodologias de estudo.