Geral

Crustáceos do Reino Unido testam positivo para cocaína, cetamina e outras 65 substâncias

Camarões também tinham vestígios de pesticidas proibidos há vários anos no Reino Unido e União Europeia

Foto: FLICKR/DONALD HOBERN

Até para os crustáceos de rios da Inglaterra a situação não anda nada fácil. Um estudo científico revelou que vários deles testaram positivo para diversas drogas ilícitas, como cocaína; outras controladas, a exemplo da cetamina, Diazepam, Xanax e Tramadol.

A presença de algumas dessas substâncias era esperada por alguns motivos. Um deles é que os rios são do condado Suffolk, Leste da Inglaterra, com quase 70.000 habitantes, uma região bem menos agitada e urbana que Londres, por exemplo.

O segundo motivo é que os camarões também tinham vestígios de pesticidas proibidos há vários anos no Reino Unido e União Europeia – como o fenuron. Não se sabe ainda se alguém está usando irregularmente a substância ou o químico permanece na natureza por tempo indeterminado.

O estudo foi conduzido por cientistas do King’s College de Londres, segundo o portal R7.com.

O grupo analisou a água da superfície e crustáceos da espécie Gammarus pulex (parentes próximos dos camarões) em 15 cursos de água do condado. As pesquisas detectaram 67 substâncias químicas que contaminaram os crustáceos — as mais comum delas foi a cocaína.