Fim do mistério! A Marinha do Brasil explicou qual foi o motivo que levou um navio de cruzeiro a passar e parar na Baía de Vitória, no Espírito Santo, neste domingo (29).
Segundo informações da Marinha, a Capitania dos Portos do Estado tomou conhecimento pela manhã que o navio Costa Delizioza, com destino ao Porto do Rio de Janeiro, precisou “arribar” (entrar em porto a que não se destinava o navio) na Baía de Vitória para desembarcar uma das passageiras.
LEIA TAMBÉM:
> VÍDEO l Quiosque em Vila Velha é interditado e prefeitura avalia fim da concessão
> Uma pessoa morre por afogamento a cada dois dias no ES; veja as praias com maior risco
> VÍDEO | Menina de 1 ano sofre acidente com água fervendo e tem 47% do corpo queimado
A mulher tem 76 anos e precisou de atendimento médico por ter apresentado “sintomas de insuficiência cardiocirculatória aguda”.
O Salvamar Sueste, estrutura orgânica de Busca e Salvamento (SAR) do Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN), coordenou a operação com o apoio da Capitania dos Portos.
Passageira de cruzeiro foi levada para hospital em Cariacica
Em nota encaminhada à reportagem do Folha Vitória, a Marinha destaca que uma lancha da agência marítima responsável pela embarcação, a ISS Marine, realizou a retirada da passageira e a transportou até o cais da Capitania.
No local, uma ambulância encaminhou a mulher para o Hospital Meridional de Cariacica, segundo a Marinha.
O navio cruzeiro foi visto navegando na costa da Grande Vitória, sobretudo Vila Velha e Vitória, na manhã deste domingo e encantou (e intrigou) banhistas e moradores.
O caso chamou atenção, já que o Estado não recebe cruzeiros. Assim que foi procurada pelo Folha Vitória, a Capitania dos Portos informou que esse tipo de navio não tem autorização para atracar na região.
Nas redes sociais, internautas questionaram o motivo de não pode atracar. “Navio cruzeiro não pode atracar em Vitória porque?”, questionou uma pessoa. Um outro internauta cogitou uma explicação: “Deve ter acontecido algo dentro do navio pois o ES está fora das rotas dos navios”.
Já outros, levaram para o tom da brincadeira: “Veio de Minas. Trazer as mineiradas uai”. Outro escreveu: “Perdão, gente, parei só pra pegar minha sombrinha, a tripulação falou que tá vindo uma chuvinha”. Um outro postou: “O povo do espírito santo odeia visita msm”.
Veja vídeo do cruzeiro no ES:
Estudo avalia cruzeiros na Baía de Vitória
Em novembro deste ano, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) assinou contrato para realização de simulação de manobras de navios, que será realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
A simulação é passo fundamental para habilitação ou não da baía de Vitória para o recebimento de cruzeiros. No entanto, a atracagem de navios de passeio no Porto de Vitória está descartada, de acordo com a Secretaria Estadual de Turismo.
Sem a utilização do porto, para receber os navios em Vitória, seria utilizado o método de posicionamento dinâmico, em que a embarcação para em algum ponto da costa e o embarque e desembarque de passageiros seria realizado por lanchas.