Lavar a roupa dos recém-nascidos é uma atividade um tanto quanto trabalhosa, pois é necessário higienizar tudo o que vai estar em contato com a pele do bebê. O ideal é lavar todas as roupinhas antes dele usá-las, inclusive fraldas, toalhas e lençóis.
A dica é que as mães comecem a higienizar o enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, já que é nessa época que ela deve começar a deixar tudo preparado caso o bebê resolva chegar antes da hora.
Bianca Burns, proprietária da loja Joana João, marca especializada em criar, desenvolver e produzir vestuário infantil, explica que a metodologia de lavagem é simples e a gestante deve optar por sabão neutro ou de coco e não deixar a roupa de molho. Além disso, ela destaca que também é importante escolher roupas de algodão para o filho. “O algodão é mais confortável e ajuda na troca entre a pele do bebê e o meio externo”, explica Bianca.
Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas. Até produtos químicos usados para roupas infantis devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês, quando a pele do bebê fica mais resistente. E capriche no enxágue para que não fiquem resíduos do produto no tecido.
Outras dicas importantes: não lave a roupa do recém-nascido com as do resto da família. É importante também que as bacias, baldes e o cesto de roupa sejam exclusivos para as coisas da criança.
Aprendendo a ler as etiquetas
Às vezes parece até que é outro idioma, mas é importante decifrar os símbolos nas etiquetas das roupas do bebê. Elas são necessárias para uma limpeza mais eficiente do tecido e para garantir uma durabilidade maior da roupa. Bianca Burns nos ajuda a ler cada item de lavagem. Confira!
Loja Joana e João
Shopping Praia da Costa – 2º Piso
Vila Velha
Telefone: (27) 3320-6083