Alunos de escolas públicas poderão fazer curso de inglês gratuitamente. Ao todo, são 1.600 vagas disponíveis para estudantes de 31 municípios do Espírito Santo. As oportunidades são uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com o Conselho Britânico, referência no ensino do idioma inglês.
Para participar os estudantes tem estar cursando da 8ª série/9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, frequentar regularmente a escola e ter boas notas nas matérias de português e língua estrangeira.
“Essa será uma nova modelagem de curso, onde os professores serão capacitados pelo Conselho, e realizaremos um sonho de levar para o interior mais oportunidades para a juventude. Começamos o ano comemorando e anunciando a ampliação de programas, o que nos enche de energia para trabalhar cada vez mais por uma melhor educação para o Espírito Santo”, comentou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Além das vagas para estudantes, a Sedu também vai disponibilizar 40 vagas para professores que vão atuar como tutores do curso de inglês. Os professores selecionados terão também a oportunidade de participar de uma formação, realizada pelo Conselho Britânico, que contempla conhecimentos da metodologia e aplicação junto aos estudantes ao longo dos dois anos do curso, com duração de 210 horas anuais em 2015 e 2016. Ao final do curso, será fornecida certificação pelo Conselho Britânico aos professores.
O curso irá promover o desenvolvimento da língua inglesa por meio de aulas interativas e atividades online variadas com foco na comunicação. Os alunos participarão de módulos semestrais com 40 horas de atividades online e 32 horas presenciais cada. A duração do curso é de dois anos.
Intercâmbio
Nesse ano mais estudantes das escolas públicas poderão viajar para fazer intercâmbio. Serão 100 vagas, para os estudantes que freqüentam o Centro Estadual de Idiomas. No ano passado 70 estudantes viajaram para os Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Argentina.