Geral

Curso em Cachoeiro capacita laboratoristas no combate aos mosquitos

O curso foi uma solicitação da prefeitura do município ao Governo do Estado, que disponibilizou três técnicos do Núcleo de Entomologia e Malacologia do Espírito Santo para ministrar os estudos

Curso em Cachoeiro capacita laboratoristas no combate aos mosquitos

Em busca de eficiência nos estudos para combate aos mosquitos, as cidades do sul do estado participaram durante a última semana do curso Capacitação para Laboratoristas, solicitado pela prefeitura de Cachoeiro ao governo estadual. Três técnicos do Núcleo de Entomologia e Malacologia do Espírito Santo (Nemes) ministraram as aulas, teóricas e práticas.

Foram convidadas na região 26 secretarias municipais responsáveis pelas ações de saúde, para atualização das informações sobre hábitos e a biologia dos insetos, principalmente os mais comuns: o aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue, febre amarela e zika; e o culex.

Todo o trabalho de campo dos agentes de endemias geram informações e amostras utilizados em laboratório para pesquisa e definição das ações seguintes de combate. Em Cachoeiro, o laboratório funciona na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), o antigo CCZ, no bairro Aeroporto.

“No caso do nosso município, o último curso ocorreu em 2014, e nos alegra muito a oportunidade dessa capacitação à equipe da prefeitura. Os laboratoristas vão ter um conhecimento mais amplo, com acesso ao que a ciência tem de mais novo para investigar os insetos, e a estratégia de combate será melhor”, informa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Análise

O Nemes atuou em bairros de Cachoeiro com a equipe da Vigilância Ambiental da prefeitura, para pesquisas em campo, com base em armadilhas para captura, uma para insetos adultos e outra para larvas, encaminhados para análise.

O método é indicado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), pela melhor relação custo-benefício e o apoio no monitoramento da infestação. Umas das armadilhas é a ovitrampa, parecida com um vaso de flores, mas com líquido larvicida e uma pequena peça para ajudar na fixação dos ovos.