Com a proximidade do verão e a chegada dos turistas ao balneário, a Prefeitura de Marataízes, através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, realizará palestras de qualificação profissional. As inscrições são gratuitas, já estão abertas e são limitadas.
Ao todo, são oferecidas 140 vagas, sendo 120 para a palestra ‘Qualidade no Atendimento ao Turista’, e 20 vagas para o curso ‘Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos’.
Para participar, o interessado deve ter mais de 18 anos e preencher os pré-requisitos dos cursos.
‘Qualidade no Atendimento ao Turista’
É uma palestra com duração de duas horas, que será realizada no dia 5 de dezembro, das 13h às 15h. Estão disponíveis 120 vagas. O público alvo são profissionais que atuam na área de turismo e hospitalidade, recepcionistas, atendentes, garçons, entre outras profissões que lidam diretamente com o público.
O objetivo da palestra é proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos visando à qualidade no atendimento ao turista, como: qualidade nos serviços de turismo: reconhecendo e informado o turista (telefones úteis, onde buscar informações); informações turísticas do Espírito Santo (as regiões turísticas do Estado do Espírito Santo e seus atrativos).
Para participar é necessário ter mais de 18 anos, estar cursando o 6º ano do ensino fundamental e documentos de CPF e RG.
‘Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos’
Estão disponíveis 20 vagas para o curso que terá 16 horas de duração. As aulas acontecerão no período de 12 a 15 de dezembro, das 13h às 17h, no auditório da Secretaria de Agricultura. O público alvo são profissionais da área de alimentos (gerentes e encarregados, cozinheiros, garçons e atendentes, copeiros e manipuladores de alimentos em geral).
A palestra terá temas, como: o que são as boas práticas; legislação: portarias e resolução do Ministério da Saúde; o que são os perigos químicos, físicos e biológicos; microbiologia e parasitologia para manipuladores de alimentos e insumos; higienização no setor de produção; hábitos higiênicos e integridade física dos manipuladores; aquisição, transporte e recepção da matéria prima; armazenamento de matéria prima, insumos, produtos acabado e produtos tóxicos; cuidados no pré-preparo, cozimento e manipulação pós-cozimento de alimentos; cuidados no aproveitamento de sobras; controle de pragas; armazenamento e descarte de lixo; controle de água; manutenção preventiva; e recolhimento de amostras.
Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ter o ensino fundamental completo, ou profissionais que trabalham no setor de alimentos e bebidas, e documentos de CPF e RG.