Na próxima quinta-feira (5), a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim lançará editais para cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltados a educadores da rede municipal de ensino e, também, ao público externo. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada nível: básico, intermediário e avançado.
Os interessados poderão se inscrever a partir de sexta-feira (6) até domingo (8), no site. Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição.
O objetivo das formações é oportunizar aos participantes conhecimento mais amplo e aprofundado em Libras, promovendo, assim, o aumento de interações entre as comunidades surda e ouvinte. Para os profissionais da educação, especificamente, a capacitação será uma oportunidade para aperfeiçoar a assistência ao aluno surdo ou com perda auditiva.
Os cursos também visam difundir e fomentar a Libras, que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil.
As formações apresentarão carga horária total de 120h e os encontros serão realizados de março a julho deste ano. O curso básico apresentará conteúdos como “Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. Nos níveis intermediário e avançado, as temáticas serão: “Aprofundamento da Língua Brasileira de Sinais” e “Aprofundamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.
No primeiro encontro dos cursos, os participantes deverão levar documentos para efetivação da inscrição, como cópias do documento de identidade, do comprovante de residência e declaração de vínculo empregatício na rede pública municipal de ensino. Além disso, aqueles que se candidatarem para os níveis intermediário e avançado terão de passar por avaliação prática para comprovar o domínio básico e médio, respectivamente, em Libras.