Os moradores de Marataízes estão tendo a oportunidade de se capacitar profissionalmente. A Secretaria Municipal Assistência Social, Habitação e Trabalho, realiza gratuitamente três cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI. Ao todo, 45 pessoas estão sendo capacitadas. Todos os cursos tem por objetivo qualificar profissionais para o mercado de trabalho.
O curso de costureiro de máquina reta e overloque tem carga horária de 200 horas e formará 14 alunas nesta terça-feira (22). Dentro do curso as alunas aprenderam todos os tipos de costura reta, fizeram saias, camisas sociais, bolsas, jaquetas.
Isaura da Silva, de 56 anos, trabalha como artesã e aproveitou o curso para adquirir novos conhecimentos. “Hoje em dia é muito difícil se encontrar emprego, e tendo um curso como esse você pode trabalhar em casa. Meu objetivo é comprar uma máquina e abrir um ateliê na minha garagem”, comenta.
No curso de eletricista instalador predial de baixa tensão os alunos aprenderam desde leitura a interpretação de projetos, dimensionamento elétrico, padrões, normas de segurança até a importância dos equipamentos de segurança.
Eles também desenvolveram projetos e plantas baixas, além de adquirir conhecimento sobre instalação elétrica predial de baixa tensão, podendo atuar até 1000 volts. Alan Frasley de Oliveira, de 25 anos, que trabalha no ramo de fotografia e filmagem, contou que pretende abrir uma empresa para trabalhar na área como autônomo. “É necessário aprender coisas básicas como trocar uma lâmpada, trocar um chuveiro fusíveis. Pretendo utilizar os conhecimentos na minha própria casa também”, afirma o aluno.
O curso tem carga horária de 200 horas e formará 14 anos até o fim de dezembro.
Já o curso para mecânico de manutenção de motocicletas tem como objetivo capacitar profissionais para a realização de manutenções, regulagens e diagnósticos de falhas em motores de motocicleta, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Com 300 horas de carga horária o curso capacitará 17 profissionais para o mercado de trabalho e tem previsão de término para o dezembro.