Os cursos propostos pela Resolução 285/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) são obrigatórios para todo profissional do setor de transportes e logística. De acordo com a gerente do Sest Senat de Viana, Edilene Perovano, esses cursos servem para instruir e capacitar profissionais que fazem transporte de pessoas ou cargas perigosas, e, consequentemente, aumentar a segurança de quem trafega por vias, pistas e rodovias.
“Todo motorista que transporta pessoas, seja transporte municipal ou interestadual, tem que ter o curso de Condutor de Transporte Coletivo de Passageiros, por exemplo. O motorista que faz transporte escolar precisa fazer o curso de Condutor de Transporte Escolar. Esses treinamentos são voltados para transporte de pessoas ou de produtos perigosos com mais segurança”, enfatiza Edilene.
Segundo a gerente, o curso não é necessário para tirar a Carteira de Habilitação, mas é obrigatório para o motorista exercer a atividade. “Um exemplo: eu decido que vou comprar uma van e fazer transporte escolar. Além de ter categoria especifica, tenho que ir no Detran pedir uma autorização e depois fazer o curso. O curso é renovado a cada cinco anos, como um tipo de reciclagem”, explica.
Todas as unidades do Sest Senat oferecem os cursos. No Espírito Santo, elas estão em Viana, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus. Em Viana, os mais procurados são os cursos especializados completos, ou seja, Transporte Coletivo de Passageiros, Transporte de Produtos Perigosos e suas respectivas atualizações. As inscrições são feitas no próprio local.