Geral

Curva da Jurema ganha nova faixa de areia e Praia de Camburi também terá mudanças no visual

Nos dois locais, estão sendo utilizados sedimentos dragados e bombeados por meio de uma tubulação flutuante

Foto: divulgação PMV

A Praia da Curva da Jurema, reduto de turistas e moradores da capital está com visual novo. Após obras de ampliação da faixa de areia os banhistas terão mais espaço para aproveitar os dias de sol. Segundo a prefeitura de Vitória, a praia agora tem 33 metros de largura.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, disse que as obras aconteceram mais rápido do que o previsto, iniciando no dia 11 de maio e terminando no último sábado (16), numa extensão de 430 metros da praia.

Já a praia de Camburi também está recebendo melhorias. As obras para ampliação da faixa de areia por lá começaram na noite da última sexta-feira (15). De acordo com o município, os trabalhos são feitos 24 por dia, inclusive nos finais de semana.

“O trabalho está sendo feito no trecho entre a Ilha do Socó e o píer de Iemanjá, numa extensão de 1.180 metros restaurados. A largura da praia, após a conclusão do trabalho, será de 59,1 metros”, informou o secretário.

O processo será o mesmo feito na Curva da Jurema, com a draga autotransportadora retirando o material submerso em duas jazidas licenciadas, localizadas entre a Ilha do Boi e o Morro do Moreno.

Nos dois locais, estão sendo utilizados, aproximadamente, 290.000,00 m³ de sedimentos compatíveis (areia) com a praia nativa. Esse sedimento dragado é bombeado por meio de uma tubulação de recalque flutuante de até 2 mil metros.

Foto: Divulgação / Leonardo Silveira PMV

A areia na praia será movimentada por equipamentos de terraplenagem, como tratores esteiras e escavadeiras hidráulicas.

“O engordamento das praias é feito por meio da dragagem e em conformação de um aterro hidráulico. Com essa obra, daremos maior espaço para os usuários e maior proteção aos quiosques e restauramos o ambiente praia. A recomposição da praia permitirá o plantio de restinga em toda a extensão da orla, para mitigar o processo erosivo no local e melhorar a qualidade ambiental da cidade”, explicou Ademir.

Segundo a Prefeitura, o trabalho deve demorar um pouco mais em Camburi, pois, devido às características da praia, haverá necessidade de mais viagens da draga, em relação ao trabalho na Curva da Jurema. O prazo na obra não foi informado.

*Com informações da PMV