Muitas pessoas acreditam que a lua pode ser fonte de poderes sobrenaturais. Ainda há quem corte o cabelo em determinada fase da lua. Além disso, alguns agricultores plantam ou podam as mudas em determinado período lunar.
No entanto, especialistas garantem que essas histórias não passam de mitos. Segundo o coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Márcio Malacarne, existem diversas influências que a lua exerce sobre a Terra.
Malacarne afirma que algumas dessas crenças possuem natureza exotérica e mística, mas sem nenhuma comprovação. Segundo ele, a principal influência está relacionada ao vai e vem das marés.
Leia tambe´m: Conjunções entre Lua e planetas acontecem nos próximos dias. Confira as datas!
“Só para se ter uma ideia dessa força, que cria os manguezais em todo o globo, a lua exerce duas vezes mais força sobre a superfície da Terra do que o sol, que é milhares de vezes maior do que a lua, e tem o mesmo diâmetro aparente no céu”, explicou.
Além disso, segundo o especialista, a lua cheia exerce influência sobre os hábitos dos animais, que saem mais para caçar nessa fase lunar, e também sobre alguns vegetais, como algas.
Qual a influência durante o eclipse deste domingo?
Entre a noite deste domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16), será possível observar um eclipse total da lua, em um fenômeno conhecido como “lua de sangue”. Esse será o primeiro eclipse total da lua em 2022. Mas qual será a influência da lua neste dia?
De acordo com o coordenador do GOA, no momento máximo do eclipse, a lua estará na sua distância mínima da Terra, especificamente para os habitantes do Espírito Santo e do restante do Brasil.
“Por volta da meia-noite, o satélite natural estará a apenas 355,9 mil quilômetros, e ainda não será o Perigeu, ponto mais próximo da Terra da sua órbita, que ocorrerá somente na terça-feira. Para efeito de comparação, a lua no apogeu, ponto mais distante da sua órbita, fica a 405 mil quilômetros”, explicou.
Segundo Márcio, a aproximação faz com que a lua seja vista em uma aparência 14% maior, em relação a outras luas cheias, e cerca de 30% mais iluminada.
Popularmente, o fenômeno também é conhecido como Super Lua. O especialista explica que trata-se da chamada lua cheia perigeana. Segundo ele, a cada 13 meses ocorre uma sequência de três eventos como esse.
“Essa configuração da fase cheia, proximidade e direção da lua faz com que as marés sejam mais altas ou mais baixas. Por exemplo, o Porto de Vitória tem previsto marés de 0 metro, a mínima, às 8h30, e a 1,6 metros, a máxima, às 14h54 do domingo. E, na segunda-feira, as mesmas alturas”, frisou.
Ainda de acordo com o coordenador do Observatório da Ufes, é possível ainda entrar outros eventos nesse cenário, como chuvas e ventos.