A aplicação da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (28). Dessa vez, os estudantes irão testar seus conhecimentos nas áreas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o gabarito das provas objetivas será divulgado até o dia 1º de dezembro. As notas finais ainda não têm data definida.
A diferença entre as duas provas do exame não fica apenas nos temas. Dessa vez, os inscritos terão uma hora a menos para solucionar as ´últimas 90 questões de múltipla-escolha do teste.
Horários
Assim como ocorreu no último domingo (21) e em outros anos, os portões serão abertos ao meio-dia e fecham às 13h (horária de Brasília).
Serão cinco horas para responder às 90 questões e os inscritos têm até às 18h30 para terminarem o exame. O tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas após o início da aplicação dos testes, ou seja, 15h30.
No entanto, só é permitido sair com o caderno de questões, aqueles que ficarem na sala de aplicação até as 18h.
O que levar
Documento
Os participantes devem levar documento oficial de identidade com foto. Sem ele, não é permito fazer a prova do Enem. Veja os documentos aceitos:
>> RG;
>> Carteira de Trabalho e Previdência Social;
>> Passaporte;
>> Certificado de Reservista ou de Dispensa;
>> Carteira Nacional de Habilitação;
>> Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade.
Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Para estes será realizado um método de identificação exclusivo, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.
Caneta
A organização do exame exige que a prova seja feita, exclusivamente, com caneta esferográfica transparente de tinta preta.
Máscara
Assim como no ano passado, o uso de máscara facial é obrigatório nos locais de aplicação.
As regras são válidas para as duas versões da prova, tanto na versão impressa quanto digital. Dentro da sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante a realização do exame.
O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não aconteça, o participante será eliminado.
Cartão de Inscrição
Embora não seja obrigatório apresentar o cartão de confirmação de inscrição do Enem, é interessante que você o leve impresso.
Com o documento em mãos, você poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido.
Alimentos
As provas do Enem são longas. Então, é natural que os inscritos sintam fome durante as cinco horas e meia de duração da prova. ´Por isso, é permitido levar alimentos para o local do exame.
Mas fique atento e leve alimentos leves. Não arrisque na alimentação para não sofrer imprevistos, como sentir tontura ou passar mal.
O que é proibido
No dia da prova, nada de conversa fora de hora. Só é permitido ao participante se comunicar com o fiscal ou aplicador da prova.
Qualquer tipo de comunicação com outra pessoa após às 13h (horário de Brasília), depois do fechamento dos portões, pode ser considerada perturbação no local de aplicação da prova.
Livros, apostilas ou qualquer material impresso é vetado durante o Enem. Sair da sala para ir ao banheiro, somente com autorização e com acompanhamento de um fiscal.
Não é possível deixar a sala antes de duas horas depois do início do exame. Anotação nas folhas de provas, entregues pela equipe de aplicação, só podem ser iniciadas depois da autorização do aplicador.
É proibido, ainda, deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair em definitivo da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.
Se o participante for flagrado com lápis, caneta de material não transparente, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, será eliminado.
O celular pode ser levado, mas deve estar desligado e ser guardado dentro do envelope porta-objetos, lacrado e identificado, até que o participante saia definitivamente do local de provas.
Se o aparelho emitir qualquer som, o que inclui toque ou alarme, mesmo que dentro do porta-objeto, o participante será eliminado. Portanto, se certifique de que desligou o seu aparelho celular.
Medidas de segurança
Dentro da sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante a realização do exame. As regras são válidas para as duas versões da prova, tanto na versão impressa quanto digital.
Participantes com Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.
O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não aconteça, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para troca durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde.
O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes e para comer e beber.
Sempre que retirarem a máscara, os participantes não podem tocar sua parte frontal e, em seguida, devem higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador.
As mãos deverão ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. Além do uso da máscara e álcool em gel, se mantém o distanciamento social nas salas.
Candidatos diagnosticados com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de prova do Enem não devem comparecer aos locais de prova e podem solicitar a reaplicação do exame.
Além da Covid-19, as regras se aplicam a candidatos com:
>> tuberculose,
>> coqueluche,
>> difteria,
>> doença invasiva por Haemophilus influenzae,
>> doença meningocócica e outras meningites,
>> varíola,
>> influenza humana A e B,
>> poliomielite por poliovírus selvagem,
>> sarampo,
>> rubéola,
>> varicela.
Esses candidatos têm até cinco dias úteis após o Enem para pedir a reaplicação. O pedido deverá ser feito na Página do Participante, acompanhado de documentos comprobatórios.
Leia mais:
>> Psicóloga dá dicas de como controlar a ansiedade para o 2º dia de provas do Enem
>> Enem: estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova
Resultado
Na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, o Inep publicará os gabaritos oficiais do Enem 2021. A data para publicação do resultado ainda não foi informada. Como haverá reaplicação nos dias 9 e 16 de janeiro, é provável que o resultado saia apenas em fevereiro.
Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.