Geral

De energia limpa à telefonia, cooperativa inova na oferta de produtos e serviços aos capixabas

Pioneira no país em cooperativismo de plataforma, a Ciclos tem se destacado por pensar em soluções mais baratas e sustentáveis.

Foto: Divulgação / OCB
Ciclos – Energia Limpa

Buscar soluções adaptadas à realidade e às necessidades dos clientes. Em um mundo marcado por constantes transformações, onde serviços e produtos personalizados são cada vez mais demandados pela sociedade, as empresas precisam encontrar formas de entregar aquilo que o público quer e precisa. Esse cenário, que pode ser enxergado como um desafio para muitas organizações, já é realidade dentro da cooperativa de plataforma Ciclos.

Criada em 2018, a Ciclos surgiu para unir os benefícios trazidos pela inovação aos valores e princípios do cooperativismo, um modelo de negócio que foca nas pessoas e onde todos são donos do negócio. Essa junção tem permitido a ela levar opções diferenciadas aos seus clientes e cooperados. Atualmente, são oferecidos serviços de telefonia, energia renovável e, em breve, soluções na área da saúde.

O coordenador da Ciclos, Gustavo Bernardes, explica que esse apoio à criação das soluções da cooperativa vem do ambiente de inovação do Ângulo Hub, onde há investimentos e apoio para startups, com suporte e incentivo de colaboradores do Sicoob/ES e de um grupo de cooperados focados no seu desenvolvimento.

Foto: Divulgação / OCB
Gustavo Bernardes – Coordenador da Ciclos

A primeira solução desenvolvida pela Ciclos foi na área da telefonia, proporcionando planos mais acessíveis com todos os benefícios de conectividade. Um dos destaques é a possibilidade de uso dos principais aplicativos sem que haja desconto na franquia de dados. Além disso, os usuários têm acesso a um atendimento personalizado.

A busca por alternativas também levou a Ciclos a inovar ao trazer energia limpa compartilhada para os capixabas. Em uma época de discussão sobre aquecimento global, a procura por alternativas sustentáveis aumentou, abrindo uma nova possibilidade. Para atender a essa demanda, a cooperativa colocou o sol como um importante aliado na produção de eletricidade renovável e sem poluição.

Para a geração da energia solar, o Sicoob ES inaugurou um complexo de 1 MWp, composto por dez centrais geradoras fotovoltaicas (UFV), que atende tanto às agências da instituição quanto aos associados. Desse complexo, 240 kWp atualmente geram créditos diretamente às residências participantes conectadas à rede de distribuição da EDP no estado do Espírito Santo.

Ainda segundo o coordenador da cooperativa, a adesão a esse serviço de energia proporciona economia na conta de luz, que varia de 8% a 15%. “O cooperado se torna um Assinante Ciclos por mensalidades, uma espécie de aluguel, não precisando realizar um investimento inicial com compra de equipamentos e prestação de serviço de instalação. Como o objetivo é o compartilhamento, qualquer pessoa consegue aderir à energia renovável na Ciclos, mesmo morando em um imóvel alugado ou apartamento, por exemplo”, explica.

Os resultados do complexo de energia aferidos entre os meses de janeiro a dezembro de 2020 somaram um excedente de 307.598,81kWh, que se convertem em aproximadamente R$168.324,38 em créditos entregues nas faturas das unidades consumidoras participantes do sistema de compensação.

Para utilizar as soluções da Ciclos, os interessados podem se associar com uma integralização de apenas R$ 1,00.

Foto: Divulgação / OCB
Novo site da Ciclos

Ciclos: Sua plataforma com soluções em telefonia, saúde e energia.
Site:
 https://ciclos.coop.br/
Email: [email protected]
Telefone: 27 99688.5848