Geral

De graça! Vitória abre quase 900 vagas em 24 cursos. Saiba como se inscrever!

A pré-inscrição online acontece já nesta terça-feira (26), a partir das 13 horas

Foto: Divulgação / Sebrae

O trabalhador que estiver procurando formação ou aperfeiçoamento profissional terá um importante aliado para chegar ao mercado de trabalho. Só em 2019, serão oferecidos 24 cursos gratuitos, com quase 900 vagas ofertadas.

As oportunidades são para estes cursos: cabeleireiro assistente; auxiliar de cozinha; administração de contas a pagar, receber e tesouraria; corte e costura feminino sob medida; eletricista instalador predial e mecânica automotiva preventiva para mulheres. Todos têm certificação pelo Senac e pelo Senai.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid)/Gerência de Qualificação do Trabalhador e faz parte do projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado, realizado por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Vitória.

Inscrições
Os interessados em uma das vagas precisam fazer a pré-inscrição online nesta terça-feira (26), a partir das 13 horas, no Vix Cursos. Em seguida, devem comparecer para matrícula presencial, na data e local definido no comprovante de pré-inscrição.

Na matrícula presencial, para todos os cursos é obrigatória apresentação de original e cópia dos documentos: CPF, RG, Carteira de Trabalho, comprovante de escolaridade (histórico ou declaração escolar) e comprovante de residência atualizado.

As primeiras turmas serão iniciadas em março. De acordo com a gerente de Qualificação Profissional da Semcid, Fabiana Santos, além das informações sobre as primeiras turmas, o trabalhador também poderá ter acesso ao cronograma de cursos que serão oferecidos ao longo do ano (veja abaixo).

“A ideia é que ele possa se organizar e ter tempo para preparar a documentação exigida para a formação”, explicou.

Projeto
O projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado tem por objetivo a execução de serviços de formação e aperfeiçoamento social e profissional de trabalhadores.

A ideia é prepará-los para o mercado de trabalho e para as relações de consumo. Para execução dessas qualificações, a Semcid firmou contrato com Senac e Senai. Três cursos foram iniciados no final de 2018, com a qualificação de 53 pessoas.