Geral

De pista de skate a quadra de esportes: veja o que mais tem no Viaduto de Carapina

A obra do novo viaduto irá facilitar não apenas a vida dos motoristas que trafegam pela região como também ciclistas e pedestres

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A obra do novo viaduto de Carapina e o Complexo Viário de Carapina concluída e inaugurada na manha deste sábado (22), irá facilitar não apenas a vida dos motoristas que trafegam pela região como também ciclistas e pedestres. 

Durante evento de inauguração o governador do Estado, Renato Casagrande, destacou sobre a construção de espaços que beneficiem também as pessoas.

“Levando em consideração não só os veículos, mas também as pessoas. Aqui tem ciclovia, passeio, pista de Skate e BMX, campo de futebol, praça para pet, playground e academia”, afirmou o governador.

Confira todas as melhorias entregues:

– Alargamento de vias;
– Novo retorno para a Jardim Carapina, Boa Vista II e Eurico Salles;
– Novas calçadas e Ciclovias;
– Nova iluminação pública com lâmpadas de LED, que são mais eficientes;
– Pavimentação e drenagem;
– Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;
– Campo Soçaite;
– Pista de skate;
– Praça com playground infantil;
– Espaço “Pra Cão”,
– Academia ao ar livre;
– Novos abrigos de ônibus.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, reforçou que o trânsito na região era um desafio há muitos anos por conta dos congestionamentos diários.

“Trabalhamos para tornar a mobilidade mais humana. Nossas obras se propõem a ir além do trânsito, contribuindo também para conectar pessoas e promover o lazer e o esporte”, afirmou o secretário.

Durante o sábado, em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, próximo ao viaduto, um mutirão de serviços foi ofertado à comunidade. A 12ª edição do “Serra + Cidadã” ofereceu atendimento médico, atendimento socioassistencial, emissão de carteira de identidade, entre outros serviços gratuitos à população.

Viaduto de Carapina deve melhorar trânsito em 50%

O Viaduto de Carapina, obra que teve investimento total de R$ 76,5 milhões e faz a conexão entre as rodovias Norte-Sul e das Paneleiras. A obra vai desafogar o trânsito na região em 50%, melhorando a mobilidade urbana.

O viaduto, que começou a ser construído em 2020, tem sete metros de altura e 46 metros de extensão. Cerca de 200 profissionais trabalham para concluir os trabalhos. O Complexo Viário de Carapina possui quatro quilômetros de pavimentação.

A inauguração contou com desfile de carros antigos. O governador Renato Casagrande subiu o viaduto a bordo de uma réplica de um Mercedes ano 1929, sendo acompanhado pelo prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, e em alguns momento pelo vice-governador, Ricardo Ferraço.

Segundo o governador, o viaduto vai melhorar muito o trânsito.

“Hoje é um dia especial. Essa obra vai melhorar a fluidez do trânsito em 50%, mas não é só um viaduto, tem ciclovia, tem passeio, tem campo de futebol, tem praça, tem praça para pet, academia, playground, pista de skate, de BMX. É uma entrega que não foi pensada só para quem está de carro, mas para quem também está de bicicleta, a pé”.